Alferce recebe conferência-debate sobre os novos desafios na promoção da coesão territorial

Os novos desafios na promoção da coesão territorial são o tema principal de uma conferência-debate que se realiza no próximo sábado, dia 13 de maio, às 16h00, na Casa do Povo de Alferce, em Monchique, com entrada livre.

Os temas vão incidir sobre «as potencialidades e as oportunidades do território marcado pelas problemáticas da interioridade e da periferia, casos de valorização das áreas periféricas, como é o caso dos projetos Lara e Querença, assim como o novo paradigma de coesão territorial que o Governo pretende implementar no país», explica a organização que é da responsabilidade dos deputados eleitos, no Algarve, pelo Partido Social (PS) para a Assembleia da República, em colaboração com a concelhia de Monchique do PS.

«O evento procura apresentar e encontrar soluções para os problemas da desertificação e do despovoamento das zonas do interior e periféricas e de baixa densidade, no intuito da resolução dos bloqueios ao desenvolvimento destas povoações», acrescenta, em comunicado, a mesma fonte.

Como conferencistas vão marcar presença o presidente da Almargem, João Ministro, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, o consultor do Banco Mundial na ótica do Desenvolvimento, Nélson Guerreiro, o candidato do PS a presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves e a coordenadora nacional do PNCT – Programa Nacional para a Coesão Territorial, Helena Freitas.

A escolha do Alferce para a realização desta iniciativa foi, segundo a organização, «pela sua condição periférica, assim como pela dinâmica que os agentes locais teimam em imprimir no seu dia-a-dia, personificando bem o tema a debate».

A sessão de abertura vai ser presidida por Jamila Madeira, deputada à assembleia da República, Jorge Botelho, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e Carlos Almeida, presidente da Concelhia de Monchique do PS. O debate tem como moderador José Pereira Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia e da Casa do Povo de Alferce.

 

10 - conferencia

Share Button

Deixe um comentário