Home / Local / Assembleia Municipal de Monchique aprova moção contra Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental para exploração de mina na Corte Pequena

Assembleia Municipal de Monchique aprova moção contra Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental para exploração de mina na Corte Pequena

A Assembleia Municipal de Monchique aprovou, por unanimidade, na 2.ª reunião da 2.ª sessão ordinária, realizada no dia 8 de maio, a moção de contestação e protesto «Consulta Pública sobre o Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental do Projeto – Mina de Corte Pequena – AIA 2935, proponente Sifucel-Sílicas, SA, Licenciados DGEG» apresentada pelos eleitos do Partido Social Democrata (PSD), Partido Socialista (PS), Movimento Independente (MI) e Coligação Democrática Unitária (CDU).

Em causa, está um projeto de Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) que a empresa Sifucel apresentou para a exploração de uma mina de sienito nefelínico, no sítio da Corte Pequena, freguesia de Alferce e concelho de Monchique «procurando obter o licenciamento ou autorização de exploração» o qual a Junta de Freguesia de Alferce deu conhecimento à Assembleia Municipal de Monchique (AMM).

Na moção os eleitos explicam que da análise efetuada ao AIA concluíram «que se trata de um estudo tendencioso e irrealista, onde foram relativizados ou ignorados os impactes negativos mais importantes e que devemos ter em consideração pela sua relevância», nomeadamente quanto à sustentabilidade económica, ambiental e social.

Pelo que os eleitos dos partidos com assento na AMM atribuíram «parecer negativo ao Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) fundamentado legalmente pelos considerandos expostos e protestam de forma veemente, denunciando as manobras pouco transparentes que a empresa Sifucel-Silicas SA pretende utilizar», conclui a moção.

 

Veja aqui a Moção

Veja aqui o Estudo de Avaliação de Impacte Ambiental

 

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *