2.ª corrida do Lince Ibérico

“Eu corro pelo Lince Ibérico. E tu?” foi este o mote para o Trail do Lince Ibérico que decorreu no passado fim de semana nos concelhos de Monchique e de Silves  e que contou com a presença de 335 pessoas que correram pelo “felino mais ameaçado do mundo”.

O Trail longo começou, na manhã de sábado, no concelho de Monchique, onde os participantes tiveram que correr 32 km.  Já em Silves, a corrida  do Trail curto e a caminhada, ambas com 12 km em que participaram algumas figuras públicas como a jornalista da TVI Alexandra Borges que revelou ao JM que esta corrida “Foi interessante, encontrei amigos, e fomos caminhar juntos para defender esta causa”, já a atriz Mafalda Teixeira assumiu que foi o seu primeiro Trail e que gosta “muito de desafios e ainda mais quando estão associados a causas como esta”.

O ator Luís Esparteiro confessa que “ o algarve mais interior, montanhoso é fantástico. Pena não termos visto um lince, mas talvez daqui a uns anos consigamos fazer”. Já Bernardo Coelho afirmou “que é das zonas mais bonitas do país, passamos por uma parte ardida, e era preciso ter atenção a isso”.

Para Martim Azevedo, CEO da FIRE! “o sucesso da segunda edição é a prova da vontade dos portugueses em contribuir para uma causa que é de todos, de preservar e colocar o Lince Ibérico no seu habitat natural. Ver mais de 300 pessoas a correrem, a superarem-se, percorrerem mais de 5000km e ainda contribuírem com mais de 3000€ para instituições que tornam a preservação do felino possível é algo único e louvável. Esperamos nas próximas edições que mais amantes do Trail, do Running e da Natureza se juntem a nós, o Lince Ibérico agradece!”  .

Para Ângela Morgado Acting Manager da WWF Mediterranean Portugal “a segunda edição do Trail do Lince foi mais um passo para a afirmação desta iniciativa no panorama nacional da conservação da natureza e do desporto. Em termos de conservação, a iniciativa contribui para a preservação do Lince Ibérico, apoiando projetos no terreno sobre restauro do seu habitat natural como é o caso de um dos projetos do Fundo Mundial para a Natureza (WWF); para além disso é uma prova diferente, que acontece na natureza e onde, ao percorrermos os trilhos do lince, admiramos as belas paisagens das serras algarvias e mostramos que todos temos o poder e a responsabilidade de apoiar a natureza e os valores naturais do nosso país.”

Segundo dados da organização o evento angariou ainda cerca de 3000€ provenientes da venda de mais de 600 packs.

[Best_Wordpress_Gallery id=”29″ gal_title=”2.º Trail do Lince”]

[Best_Wordpress_Gallery id=”30″ gal_title=”Video 2.º Trail”]

(Video da organização)