Vila do Bispo controla colónias de gatos errantes na via e espaços públicos

A Câmara Municipal de Vila do Bispo (CMVB) estabeleceu um protocolo com a Associação «Animais de Rua» para controlar as colónias de gatos errantes nos espaços públicos do concelho ou que vivam com famílias em situação de carência económica.

A implementação deste programa, cujo controlo é feito de acordo com o método CED (capturar, esterilizar e devolver), já permitiu que várias colónias de gatos fossem esterilizadas e restituídas ao seu habitat. A edilidade garante que esta é a norma «mais ética e eficaz no controlo de colónias de gatos e de reprodução da população felina silvestre», pelo que «todos os animais esterilizados são também desparasitados interna e externamente, tratados se tiverem sintomas de alguma patologia, e marcados com um pequeno corte na ponta da orelha esquerda, como sinal de esterilização», acrescenta.

A CMVB pretende, assim, com esta medida controlar a reprodução e o bem-estar do animal das diversas colónias de gatos abandonados no concelho.

Esta iniciativa está a ser divulgada junto da comunidade estudantil da escola E.B. 2,3 de São Vicente, através de campanhas de sensibilização sobre os direitos dos animais e do trabalho das associações que com eles trabalham, alertando para a importância da adoção responsável. Simultaneamente, em todas as escolas do Agrupamento está a decorrer uma recolha de alimentos com o objetivo de ajudar os animais abandonados do concelho de Vila do Bispo.

Para mais informações sobre este programa (CED) deve contactar o Gabinete de Apoio ao Munícipe, no Centro Cultural de Vila do Bispo, ou através do telefone 282630600.