DestaqueLocal

Vicentina promove ações em prol dos mercados e passeio sénior

A Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, enquanto entidade coordenadora da parceria da Rede Regional de Mercados Locais (Rede M), lança durante o mês de maio várias iniciativas dedicadas à valorização dos mercados locais e da sua ligação às comunidades.

Dando início às comemorações, será lançado nesta quinta-feira (1) o grupo de Facebook “Amigos da Rede M | Mercados com Gente”, um espaço criado para todos aqueles que vivem, visitam, compram ou simplesmente gostam dos mercados. O objetivo é fomentar a partilha de experiências, tradições e fotografias.

A rede associa-se também à campanha internacional “Eu Gosto do Meu Mercado”, coordenada em Portugal pela Simab (Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores). A iniciativa convida a comunidade a redescobrir o valor dos mercados locais.

A equipa da Vicentina visitará os mercados aderentes à rede, reforçando a ligação com os territórios e os seus protagonistas. A principal meta é consolidar o contacto com as entidades gestoras (câmaras municipais e juntas de freguesia), os produtores e os vendedores locais, promovendo a articulação entre os vários agentes envolvidos.

As ações contribuem, ainda, para a preparação da candidatura ao Padre II (Plano de Ação para o Desenvolvimento dos Recursos Endógenos), integrante do programa Algarve 2030.

Passeio sénior

Já no próximo dia 13 de maio, a Vicentina, dentro de seu projeto “SerrAdentro”, vai realizar um passeio ao parque de esculturas de areia Sand City, em Lagoa, para a população sénior do concelho de Monchique.

A participação é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e devem ser feitas até sexta-feira (2/5) pelos contactos disponibilizados abaixo ou presencialmente, no CAFC. A inscrição só é válida para pessoas com mais de 65 anos a residir no concelho.

O transporte será proporcionado pela Câmara Municipal de Monchique e pelas juntas de freguesia locais, com ponto de encontro pelas 9h no antigo heliporto. Veja abaixo, também, os próximos passeios previstos.

Partilhar