Vento e chuva causam estragos na zona de Monchique; veja fotos
Entre esta quarta e esta quinta-feira (19 e 20), a depressão Martinho, com vento forte e chuvas – situações já previstas pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) para o território português e, em especial, para o Sul e as áreas serranas – causou estragos em Monchique e na zona circundante.
Foram registados ventos de quase 160 quilómetros por hora no alto da Foia e, mesmo na área urbana, houve quedas de árvores e de equipamentos públicos, tais como gradis, que causaram estragos materiais aos utentes.
Na última terça-feira (18), o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) publicou o aviso n.º 06/2025, de condições meteorológicas adversas (precipitação, vento e agitação marítima), com medidas preventivas.
Anteviu-se novo agravamento das condições meteorológicas a partir do início da tarde de ontem (19) até amanhã (21), destacando-se períodos de chuva persistentemente forte no litoral, ocasionalmente acompanhada de trovoada, além de aguaceiros; vento de até 55 km/h de sul/sueste e de quadrante sul, com rajadas até 90 km/h, e ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros.
Para o Algarve, também foram previstas as situações, depois confirmadas, de piso rodoviário escorregadio, cheias rápidas em meio urbano, possibilidade de inundações subterrâneas e em zonas historicamente mais vulneráveis, danos em estruturas, dificuldades de drenagem e queda de ramos ou árvores.
Veja imagens dos estragos causados em Monchique pelas condições climáticas adversas:











