Turismo do Algarve lança campanha para turismo sustentável
A Região de Turismo do Algarve (RTA) lançou a campanha “A Natureza não tira férias”, dedicada à sensibilização para um turismo sustentável. A iniciativa arrancou ontem, dia 18 de julho, e prolongar-se-á até setembro “apelando a que as boas práticas sejam mantidas por todos, mesmo em período de férias”.
Segundo o organismo regional, a campanha é “destinada aos turistas que visitam a região”, estando presente nas redes sociais com “três spots de 20 segundos para as redes sociais”, “posts e stories patrocinados”, “anúncios e displays em sites direcionados para o público-alvo”. A RTA também disponibiliza “um microsite – tempodecuidar.visitalgarve.pt – com 12 dicas sobre comportamentos amigos do ambiente que devem ser adotados pelos turistas em férias e outras informações sobre a sustentabilidade no Algarve, inscritas nos documentos orientadores para a adaptação às alterações climáticas (Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas) e no site algarveadapta.pt”. Estas informações também podem ser encontradas “em ecoflyers nos postos de turismo, impressos em papel de sementes que pode ser plantado depois de lido”.
O organismo afirma que o mote “A Natureza não tira férias. Algarve, tempo de cuidar” é uma “call-to-action para que os turistas não relaxem no que à sustentabilidade diz respeito, pois é tempo de cuidar do planeta”. “A assinatura é acompanhada pela representação de uma abelha, símbolo de trabalho e sustentabilidade ambiental, conhecida por estabelecer o equilíbrio necessário na natureza”, acrescenta a RTA.
O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, declara que “a necessidade de reforçar um sentimento coletivo de proteção da herança natural dos territórios e da riqueza da sua biodiversidade é vital”. ” A região depara-se com questões ambientalmente sensíveis que podem influir negativamente, ou até mesmo comprometer, a estratégia de desenvolvimento do destino. É por isso fundamental consciencializar e encorajar a população a contribuir ativamente, através das suas ações, para mitigar estas questões”, declarou. O dirigente acrescentou que “o turismo, como pilar da economia da região, tem um papel fundamental no desenvolvimento dessa consciência”.
A RTA informa que “esta é apenas a primeira campanha integrada no projeto «Adaptation with Knowledge, Climate Change», financiado pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, que tem como principal objetivo melhorar a resiliência e a capacidade de resposta do Algarve face às alterações climáticas, criando as bases de apoio necessárias à implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIAAC-AMAL)”.
O organismo regional acrescenta que haverá “mais duas campanhas até ao fim do ano: uma dirigida ao trade, também a desenvolver pela RTA, e outra destinada aos residentes da região, a cargo da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, entidade que juntamente com The Norwegian Association of Local and Regional Authorities (KS) e a RTA completa o grupo de parceiros deste projeto”.