Projeto Magallanes_ICC com novas atividades em Monchique

O projeto Magallanes_ICC vai realizar novas atividades nos dias 22 e 27 de julho, em Monchique. As duas iniciativas promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve terão lugar em sítios diferentes do concelho.

A primeira atividade será a conferência “Construir e armar caravelas algarvias na primeira modernidade”, apresentada pelo arqueólogo Filipe Castro, que decorrerá na sala Manuel Martins, localizada na Junta de Freguesia de Monchique, entre as 17h30 e as 19h30 do dia 22 de julho. Segundo a organização, a temática desta sessão será “a construção naval, nomeadamente das caravelas, na Península Ibérica a partir do século XV, do ponto de vista da evolução tecnológica, que permitiu a exploração dos oceanos e as novas descobertas do mundo por parte dos europeus”.

Os participantes desta iniciativa terão a oportunidade de aplicarem o “conhecimento histórico partilhado neste encontro” na “oficina criativa de design territorial”, que será orientada pela designer Alexandra Santos. A atividade decorrerá entre as 18h00 e as 20h00 do dia 27 de julho e será realizada na sede da N’Artecicus, localizada na Foia. Este exercício utilizará “técnicas de design territorial com o objectivo de estimular o surgimento de novas ideias a aplicar na criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas, respondendo aos seus desafios particulares no campo da comunicação, divulgação e comercialização ao público”. Esta atividade “permitirá igualmente compreender como o desenvolvimento deste tipo de produtos, no âmbito das ICC, pode contribuir para a valorização da identidade local e do território como um todo, tornando-o mais atrativo e interessante, quer para residentes quer para visitantes”.

A participação nas conferências é gratuita, mas aconselha-se a inscrição prévia para efeitos de gestão da atividade. No caso das oficinas criativas, a inscrição é obrigatória. Os interessados podem contactar a organização através do endereço algarve.magallanesicc@gmail.com ou do número de telemóvel 964 782 462.

Estas sessões contam também com o apoio logístico da Câmara Municipal de Monchique, Junta de Freguesia de Monchique e da Associação de Artesanato N’ Artecicus.

Share Button