DesportoDestaqueLocal

Trail Serra de Monchique adiado devido a risco máximo de incêndio (c/ comunicado)

A IV edição do Trail Serra de Monchique foi adiada devido às restrições impostas no concelho, pelo risco “máximo” de incêndio previsto para amanhã, 14 de maio, dia da realização da prova.

A organização admite estarem “tristes, desolados”, atendendo a que “todos os nossos esforços feitos nos últimos meses (…) tornam-se infrutíferos”. Apela a todos os atletas que não se desloquem a Monchique amanhã e promete dar “notícias em breve”.

“Os atletas que queiram a devolução do valor da sua inscrição, deverão fazê-lo a partir desta próxima terça-feira, dia 16 de maio de 2023, e por um prazo de duas semanas. Para tal, deverão enviar um email com os seus dados e IBAN para algarve@aaalgarve.org. Terminado o prazo de duas semanas, as inscrições transitam automaticamente para a nova data da prova a anunciar oportunamente”, esclarece a organização.

Comunicado

Após termos recebido ontem, dia 12/5/2023, o parecer da Câmara Municipal de Monchique, em relação à nossa prova, a IV edição do Trail Serra de Monchique, somos confrontados com o seguinte:

A prova ficou condicionada devido ao cumprimento do Decreto de Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, alterado e republicado pela Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto, nomeadamente o referido no seu artigo 22.º e seguintes, relativamente ao condicionamento de acesso, de circulação e de permanência em áreas submetidas a regime florestal, áreas florestais sob a gestão do Estado, zonas críticas, bem como áreas onde exista sinalização correspondente a limitação de atividades, por se tratar de um evento que decorre essencialmente em espaço florestal, nomeadamente, a prova Ultra Veredas de Monchique (UVM 46 Km) e de acordo com a informação disponibilizada no site do IPMA, relativamente aos fogos rurais/perigo de incêndio, verificou-se que para o dia 14 de maio, prevê-se risco máximo, deste modo, nos dias de perigo “muito elevado” e “máximo” é proibido circular ou permanecer em áreas florestais, públicas ou comunitárias, quando inseridas em APPS* (Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança).

No nosso entender, não estão reunidas as condições de segurança para a realização da prova por motivos alheios à nossa organização.

A nossa maior preocupação desde o início sempre foi a segurança de todos os atletas que se iriam inscrever na nossa prova e para nós é uma enorme responsabilidade toda a confiança que nos foi atribuída por todos os que se disponibilizaram a vir a Monchique para a IV edição do Trail Serra de Monchique.

Posto isto, vimos por este meio comunicar o adiamento da nossa prova para data a anunciar brevemente pela organização. Mais, solicitamos a todos os atletas inscritos, que não se desloquem a Monchique no domingo.

Estamos tristes, desolados e não era este o comunicado que pretendíamos fazer ao dia de hoje. O nosso trabalho tem sido muito intenso, em todos os aspetos que são necessários para a organização de um evento desta envergadura.

Vemos todos os nossos esforços feitos nos últimos meses, para preparar tudo de forma que todos pudessem desfrutar desta magnifica montanha a sul de Portugal, ruírem e sentimos que tudo o que fizemos no máximo das nossas capacidades, as horas em que ficámos até tarde a responder a todas as solicitações, todas as horas que passámos nos trilhos a realizar limpezas, todos os contatos com os nossos patrocinadores e com todas as entidades oficiais, tornam-se infrutíferos.

Todos os atletas inscritos foram avisados por email ainda durante esta madrugada.

Daremos mais notícias em breve.

A organização da IV edição do Trail Serra de Monchique.

Partilhar