Silves propõe visitas guiadas gratuitas para comemorar as Jornadas Europeias de Arqueologia

Silves vai assinalar as Jornadas Europeias de Arqueologia, que se celebram de 16 a 18 de junho, com visitas guiadas gratuitas a locais de interesse arquelógico no concelho.

A iniciativa irá abrir com a atividade “O Coração do Museu”, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, cujo objetivo é “dar a conhecer a reserva dos materiais no museu” – como as cerâmicas, os metais e os líticos – e divulgar “o conhecimento que começa numa escavação arqueológica e acaba numa vitrina”. Haverá duas sessões no dia 16 de junho, uma às 10h00 e outra às 16h30.

A 17 de junho, a proposta do Município é o Dia Aberto no Bairro do Progresso, onde será partilhado com o público as diferentes tarefas inerentes à escavação arqueológica levada a cabo neste bairro. A atividade, que decorrerá às 10h00 e às 17h00, também servirá de pretexto para falar acerca da história de Silves e sobre o contributo da arqueologia para a sua construção, bem como as novas descobertas de arqueologia medieval islâmica existentes na cidade.

Por fim, no dia 18 de junho, às 10h00, terá lugar o Circuito Arqueológico da Amorosa-Pedreirinha , que passará pelas duas necrópoles Alto Medievais com sepulturas escavadas na rocha, pelas ruínas de um monumento megalítico e pelo sítio do Monte Rosso. A participação é gratuita, mas está sujeita a uma inscrição prévia através do telefone  282 440 854 ou do endereço de correio eletrónico arqueologia@cm-silves.pt.

As Jornadas Europeias de Arqueologia são um evento anual organizado por cerca de meia centena de países europeus e ocorrem no terceiro fim-de-semana de junho. Destinam-se a incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas diversas áreas ligadas à arqueologia a valorizarem o património arqueológico.

Share Button