Saúde na era digital é tema de eventos em Lagos
A saúde no contexto digital é o tema principal de dois eventos que acontecem em fevereiro em Lagos.
O 4º CCMA (Congresso do Cancro da Mama do Algarve) vai ocorrer amanhã (14) e sábado (15) no hotel Vila Galé, na Meia Praia, em Lagos, tendo o seguinte mote: “Saúde na Era Digital: A Tecnologia Como Aliada?”.
A intervenção da tecnologia e a inteligência artificial nos cuidados serão assuntos debatidos no congresso por especialistas de várias áreas da saúde e defensores da causa para discutir esse papel no diagnóstico, no tratamento, na reabilitação e no apoio a pacientes com cancro de mama.
Com apresentações, workshops práticos e painéis de discussão, o 4º CCMA promete oferecer uma visão abrangente das inovações digitais que estão a moldar o futuro da luta contra o cancro da mama e tem como meta a promoção da literacia, da colaboração e da partilha entre profissionais de saúde, investigadores, pacientes e cuidadores.
O congresso, anual, tem um cariz solidário, pelo que parte da inscrição (obrigatória) será revertida para a Associação Oncológica do Algarve.
São aguardados doentes oncológicos e seus cuidadores, bem como profissionais de saúde e interessados em saúde integrativa no cancro da mama, que devem se reunir para a partilha de experiências e conhecimentos, visando à melhora da qualidade de vida de quem luta contra a doença.
O evento também será transmitido pela plataforma Zoom. Conheça a programação e os organizadores e obtenha mais informações no site oficial da iniciativa.
Inovação digital
Lagos também vai receber, no próximo dia 20, o XII Meetup Digital Health Portugal: Inovação Digital em Saúde, Turismo e Bem-Estar. O encontro acontecerá das 9h às 18h no auditório Paços do Concelho Séc. XXI.
Serão abordados tópicos como: tecnologias digitais em saúde e turismo para melhorar a experiência do paciente, soluções inovadoras para a prestação de cuidados transfronteiriços e sustentabilidade e governança no contexto de um sistema de saúde digital integrado.
O evento irá explorar as inovações tecnológicas que estão a transformar a experiência do doente estrangeiro e abordar as oportunidades e os desafios que o turismo de saúde apresenta, nomeadamente a necessidade de interfaces digitais adaptadas a várias línguas, ferramentas de gestão de saúde à distância e a garantia de segurança e privacidade de dados.
Devem comparecer especialistas portugueses e estrangeiros e participantes do setor da saúde, decisores políticos, investigadores e profissionais para trocar ideias e boas práticas.
Para além da parte mais teórica, ao longo do dia estará disponível uma área expositiva onde se poderão conhecer algumas soluções tecnológicas inovadoras. Inscrições, programa e mais informações estão disponíveis aqui.