Saiba quais são os dias de atendimento do Gabinete de Apoio à Vítima de Monchique

Nos meses de março e abril, o Gabinete de Apoio à Vítima (GAVA), em Monchique, estará aberto nos dias 4, 11 e 25 de março, bem como 1, 8, 15, 22 e 29 de abril. Nestes dias de atendimento, a técnica do GAVA estará disponível dentro do Serviço Local da Segurança Social, no Gabinete de Atendimento afeto ao Setor de Ação Social e Saúde do Município de Monchique ali existente, das 10h00 às 16h00.

Recentemente, a pensar na violência no namoro – que é um problema social do qual “65,2% dos jovens que namoram ou namoraram já sofreram”, segundo o município, que cita, por sua vez, a associação União de Mulheres Alternativa e Resposta-, a autarquia, em parceria com a CPCJ de Monchique, o GAVA e o Agrupamento de Escolas de Monchique, criou dois cartazes para a comunidade juvenil a fim de alertar para as características de relações abusivas no namoro.

Decorreu, igualmente, uma ação de sensibilização com a criação de uma “Wish Tree” (“árvore dos desejos”), onde cada participante escreveu um “desejo de amor saudável”, permitindo assim “uma reflexão próxima sobre a temática e com isso uma maior consciencialização individual da auto relação com o/a companheiro/a”, refere o município.

“Quando se menciona violência, esta inclui a violência física, violência psicológica, violência sexual, violência relacional e a violência através das redes sociais”, acrescenta a autarquia, apelando a que, caso se encontre numa situação de violência doméstica, não hesite em pedir apoio através do contacto telefónico 969861953 ou do e-mail gava@taipa-desenvolvimento.pt.

Share Button