Micro e pequenas empresas podem candidatar-se à Linha de Microcrédito Turismo para o Interior

O Município de Monchique informa que está disponível a Linha de Microcrédito Turismo para o Interior, com uma dotação de 15 milhões de euros e que se destina a micro e pequenas empresas que desenvolvam atividades turísticas nas CAE identificadas no Anexo II do Despacho Normativo n.º 8/2023, de 17 de maio, e que “contribuam para a melhoria da sua competitividade, para uma adequada e sustentável estruturação da oferta turística e para a qualificação dos territórios”.

No comunicado lê-se que “o apoio concedido assume a natureza de empréstimo sem quaisquer juros remuneratórios associados e a taxa de financiamento dos projetos é de 90% aplicável ao investimento elegível com o limite de € 30.000,00 (trinta mil euros)”. O seu objetivo é impulsionar o desenvolvimento económico local, criar empregos e fomentar parcerias no setor turístico, principalmente em zonas de baixa densidade.

“Com os recentes investimentos realizados no concelho, nomeadamente o Passadiço do Demo, o Miradouro e o Centro Interpretativo do Cerro do Castelo de Alferce, as Áreas de Serviço de Autocaravanas em Alferce e Marmelete, o parque de lazer em Marmelete, e todos os equipamentos em construção no Parque da Vila de Monchique, que contribuem para aumentar o fluxo de turistas e visitantes ao concelho, surgem novas oportunidades de negócio”, nota o município. Há, por isso, “mais locais de interesse e importa criar sinergias, aproveitando estas oportunidades para aumentar e diversificar a nossa oferta turística, quer em termos de serviços ligados ao turismo (alojamentos, restauração, etc.) quer para a promoção e venda de produtos locais e regionais”, acrescenta.

As candidaturas são formalizadas, em contínuo e por via eletrónica, junto do Turismo de Portugal, através da Plataforma SGPI, vigorando o prazo de candidatura até a dotação se esgotar.

Os interessados devem contactar a Incubadora de Empresas de Monchique, através do e-mail incubadora.empresas@cm-monchique.pt ou 282 910 219, ou ainda presencialmente no Espaço Jovem (Edifício contiguo à Junta de Freguesia de Monchique), de 2.ª a 6.ª feira, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h00.

Refira-se que, após a Incubadora de Empresas de Monchique ter acolhido, no ano passado, a Startup Ahorta, este mês celebrou o seu 2º contrato de incubação, desta vez com a StartUp EcoMat. Este projeto, segundo o município, consiste em estabelecer e operar uma loja online de materiais de construção sustentáveis, visando minimizar a pegada ecológica no setor da construção ao eliminar a presença de um inventário físico.

Share Button