Requalificação do Largo da Igreja Matriz de Portimão vai avançar

No ano em que Portimão assinala o primeiro centenário de elevação à categoria de cidade, uma das obras que marcará 2024 vai ser a requalificação do Largo da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição e zona envolvente, tanto ao nível dos pavimentos, como do saneamento básico e abastecimento de águas. Esta intervenção está a cargo da Câmara Municipal de Portimão e possui um orçamento de 1,1 milhões de euros.

A empreitada, consignada à empresa Consdep S.A. – Engenharia e Construção, tem prazo de execução estipulado em 300 dias e arranca, na próxima semana, com trabalhos arqueológicos de diagnóstico e de minimização de eventuais impactos, já que vai intervir numa zona historicamente muito sensível, que importa salvaguardar e proteger, informa o Município de Portimão.

Este projeto de reabilitação da envolvente da Igreja Matriz de Portimão implanta-se em área de sensibilidade arqueológica, integrando eventuais vestígios da ocupação deste espaço durante as épocas romana, moderna e contemporânea, bem como um troço da muralha tardo-medieval de Vila Nova de Portimão, classificada como Imóvel de Interesse Público, cujo estado de conservação e traçado neste local específico ainda é desconhecido.

É igualmente de salientar a particularidade de este troço da antiga muralha vir a ficar assinalado, através de um pavimento diferenciado, de forma a se evidenciar enquanto importante testemunho do passado de Portimão.

A partir de 15 de janeiro, e enquanto durarem os trabalhos, a circulação rodoviária nas artérias circundantes será condicionada, devendo os automobilistas respeitar a sinalização que regulará a zona abrangida.

Share Button