DestaqueLocal

Rede Regional de Mercados Locais dinamizou o Mercado de Monchique

Esta sexta-feira, o Mercado Municipal de Monchique foi dinamizado pela Rede Regional de Mercados Locais, uma iniciativa da qual Monchique faz parte e que pretende dinamizar a economia local, com enfoque nos mercados.

“Já foi ao mercado? Então vá lá provar o nosso petisco!”, gritavam à entrada uns membros da Rede Regional de Mercados Locais para tentar atrair pessoas. Dentro do mercado, encontrava-se um chef a oferecer cones de pêro, morcela e especiarias, e mais um ou dois vendedores locais do que o normal.

Sendo um sítio quase centenário e emblemático da vila de Monchique, por ter sido o matadouro municipal e a praça do peixe, o edifício do Mercado tem vindo a perder vendedores com o tempo. Por norma, às sextas-feiras, tem contado apenas com três vendedores regulares e poucos visitantes. Em contrapartida, o Mercado de Domingo, que acontece nas barraquinhas montadas perto da Junta de Freguesia de Monchique, junta sempre um grande aglomerado de pessoas.

Visando contribuir para a dinamização da economia local, com foco na valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, de uma forma integrada e articulada, a Rede Regional de Mercados Locais foi lançada a 12 de novembro e engloba 18 Mercados Municipais do Algarve.

A iniciativa junta em parceria protocolada os municípios, detentores dos Mercados Municipais e as Juntas de Freguesia, cuja gestão dos mercados está protocolada com a respetiva Câmara Municipal, e a Associação Vicentina, na qualidade de entidade coordenadora da parceria. Está enquadrada no Plano de Ação e Desenvolvimento dos Recursos Endógenos – PADRE, sendo financiada por Portugal e pela União Europeia.

Partilhar