DestaquePortimãoRegional

Rede de transportes “Vai e Vem” aplica mudanças no serviço

A rede de transportes “Vai e Vem” irá aplicar “reajustes” com vista a “melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes”. “Novos horários, reformulação de linhas em alguns percursos e mudanças ao nível das funcionalidades do pagamento digital” serão algumas das alterações que serão implementadas a partir do dia 1 de agosto.

Segundo a Câmara Municipal de Portimão, “as inovações introduzidas, que resultam do contrato de concessão recentemente estabelecido entre o Município de Portimão e a SandBus Transportes, que em parceria com ‘VAMUS ALGARVE’, visam promover a melhoria da eficácia da deslocação de pessoas e bens, assim como a transferência de viagens de forma mais limpa e eficiente, garantindo ao mesmo tempo um sistema de acessibilidades mais inclusivo e a redução do impacte negativo do mesmo sobre a saúde e a segurança dos cidadãos, em particular dos mais vulneráveis, sem esquecer a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa e do consumo de energia”.

As transformações na rede têm como objetivo “aumentar a sua racionalidade, embora mantendo o número total de quilómetros em extensão e a oferta atual, a que foram acrescidos alguns melhoramentos, entre os quais a redução dos índices de sinuosidade e o tempo de viagem, de forma a tornar os percursos mais diretos entre destinos, sem comprometer a proximidade com os pontos de acesso”.

A “Vai e Vem” também contará “a partir de agosto com dez viaturas elétricas”, no que se prevê que seja uma “substituição gradual da restante frota por autocarros mais ecológicos”. A “identidade visual” será outra mudança por parte da rede, estando prevista a criação de uma “imagem mais apelativa e dinâmica”.

O digital também será uma das novidades destas melhorias. A “frota, atualmente composta por 26 viaturas, vai ter ligação à internet por wifi” e serão feitos a substituição dos “postaletes que facultarão informações ao público” e o “aumento do número de postos de pré-venda e de carregamento automático”. Outra alteração nesta rede será a “disponibilização de soluções que permitam o carregamento de bilhética através da aplicação para smartphones “VAMUS ALGARVE” – Play Google Store APP VAMUS ALGARVE | VAI e VEM PORTIMÃO, e Apple Store APP VAMUS ALGARVE | VAI e VEM PORTIMÃO – sendo ainda facultado um planeador de viagens para dispositivos móveis e um sistema de bilhética sem contacto, que possibilita, por exemplo, a validação com smartphone, com recurso ao site e à aplicação do serviço público de transporte rodoviário de passageiros “VAMUS ALGARVE” (https://vamusalgarve.pt/vaievem)”. Isto permitirá que seja “possível visualizar todas as rotas e verificar as respetivas datas de operacionalidade, planear viagens entre destinos, carregar o saldo do cartão de utente e do passe mensal, conferir a localização e horários de todos os pontos físicos de venda de bilhetes, assim como receber avisos sobre eventuais alterações que ocorram”.

“No que toca aos títulos e aos cartões de transporte, com a introdução de tecnologia associada passa a ser possível avaliar em tempo real qual a procura dos utilizadores em cada paragem e os momentos de pressão, visando a melhoria do serviço e a diminuição da ansiedade e incerteza dos passageiros relativamente a tempos de espera nas paragens e a bordo dos autocarros, uma vez que é possível acompanhar a sua localização e o intervalo de espera até à chegada do próximo veículo à paragem onde o utilizador se encontra”, acrescenta a entidade municipal.

A rede terá ainda “novos abrigos com entrada USB para carregamento de dispositivos móveis, estando igualmente prevista a criação de um ‘helpdesk’ para responder a dúvidas e resolver questões relacionadas com o funcionamento dos cartões e a oferta do ‘Vai e Vem'”.

Principais melhorias em vigor a partir de 1 de agosto:

Linha 12 | Gare Rodoviária de Portimão – Montes de Alvor

Reforço da oferta na hora do almoço. Simplificação do percurso na zona da Bemposta Alteração do final do percurso da Rua das Hortas para a Gare Rodoviária de Portimão;

Linha 16 | Largo do Dique – Montes de Alvor (via Quatro Estradas) Introdução de oferta ao domingo;

Linha 21 | Mexilhoeira Grande – Esc. Sec. Poeta António Aleixo Reestruturação/divisão da linha em três circuitos (nascente, poente e sul). Também será alvo de um reforço do número de circulações;

Linha 31 | Largo do Dique – Gare Rodoviária de Portimão

Alteração do percurso com ligação à Gare Rodoviária de Portimão. Também será alvo de um reforço do número de circulações;

Linha 32 | Largo do Dique – Hospital

Simplificação do percurso, com criação de ligações mais diretas entre o centro de Portimão e o Hospital do Barlavento (CHUA). Reforço muito significativo do número de circulações;

Linha 34 | Companheira – EB 2,3/S Bemposta

Simplificação do percurso na zona da Quinta das Oliveiras;

Linha 37 | Praça Manuel Teixeira Gomes – Ladeira do Vau

Desdobramento do percurso em ida e volta, em vez da atual configuração circular. Introdução da oferta ao domingo, com adoção dos horários praticados ao sábado;

Linha 1P| Largo do Dique – Alvor (via praias)

Reforço da oferta ao sábado, com adoção dos horários praticados ao domingo. Reforço da oferta ao final da tarde, durante o período de férias. Introdução de oferta no período noturno, durante a época de férias, alargando o funcionamento regular, de modo a responder simultaneamente às necessidades associadas às deslocações por motivos de lazer noturno e dos trabalhadores no setor da economia formado pelo conjunto dos hotéis, restaurantes e cafés.

Partilhar