DesportoDestaqueLocalPatrimónioRegional

Rede de parceiros busca facilitar ecoturismo no Algarve

Foi lançada no fim de agosto a Rede de Parceiros Certificados da Via Algarviana, com o objetivo de oferecer o planejamento simplicado de férias de ecoturismo para praticantes de caminhada e ciclismo.

A ação visa promover o desenvolvimento sustentado do interior do Algarve e envolve, inicialmente, 40 empresários e pequenos negócios locais das áreas de alojamento, restauração, transportes, animação turística, comércio local especializado e agências de viagens.

A rede pretende auxiliar ecoturistas a encontrar locais para dormir, comer e praticar atividades. O serviço está disponível on-line na seção “Reservar” do site e na aplicação da Via Algarviana (disponível para iOS Android).

Uma das metas dos organizadores é promover o desenvolvimento econômico sustentável nos territórios de baixa densidade do interior do Algarve. De acordo com a rede, todos os parceiros envolvidos partilham valores de defesa do património natural e cultural local.

No site e na app, o utilizador pode escolher o que pretende (alojamento, transporte, comércio local etc.), consultar os parceiros disponíveis e procurá-los diretamente para tirar dúvidas ou contratar um serviço.

Ao reservar com esses parceiros, os visitantes esperam contribuir para um turismo sustentável e beneficiar as comunidades que os acolhem. Em troca, vivem uma proximidade maior com as pessoas e a cultura locais, desfrutam de experiências únicas e genuínas e conhecem mais profundamente o território.

As empresas aderentes passam a poder identificar-se por meio de um “selo de parceria” da Via Algarviana. Em curto prazo, a rede prevê realizar sessões de capacitação com novos parceiros e ações de voluntariado ambiental e social envolvendo todos os empresários.

Os interessados em aderir à rede podem consultar o site ou contatar a equipa de gestão da Via Algarviana pelo e-mail viaalgarviana@viaalgarviana.org.

Partilhar