Proteção civil e socorro têm espaço na feira AlgarSafe, em Portimão
Entre os próximos dias 22 e 25 de maio, o Portimão Arena e o Parque de Feiras e Exposições são palco para a AlgarSafe’25 – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão. O evento realiza-se a cada dois anos desde 2016.
Com uma área de exposição de 4.000 m² no interior do Portimão Arena, a que se juntam mais 30 mil m² no Parque de Feiras e Exposições, a quarta edição do evento terá fóruns, seminários, mesas-redondas e cursos temáticos, assim como demonstrações práticas e ações de sensibilização, a apresentação de novas tecnologias e a oferta comercial existente de soluções e equipamentos de segurança.
A feira volta a reunir mais de meia centena de entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, além de parceiros comerciais.
Neste âmbito, ganha destaque a participação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), do Inem (Instituto Nacional de Emergência Médica) e de muitos outros agentes nas dimensões do “safety e security”, como é o caso da Guarda Nacional Republicana (GNR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Formação
Com dias temáticos, os seminários e as mesas-redondas debaterão temas como a gestão de emergências, os sistemas de alerta e aviso, a segurança contra incêndios em edifícios, a análise dos salvamentos especiais na perspetiva dos operacionais e a evolução da tecnologia e a sua integração na missão dos bombeiros para resposta às emergências.
No âmbito da formação especializada, estão previstas ações como a gestão de acidentes graves respeitando as normas do Insarag, as manobras de sobrevivência, os procedimentos de descontaminação após incêndio urbano e/ou industrial e a atuação numa situação de resposta a ocorrências de desabamento de valas.
As formações, ministradas por profissionais e formadores certificados, dividirão espaço com diversos workshops, nomeadamente o de primeiros socorros em animais e o de controlo de hemorragias.
Haverá espaço, ainda, para a apresentação da diretiva financeira da ANEPC, destinada às direções dos corpos de bombeiros voluntários e às câmaras municipais detentoras de corpos de bombeiros, numa divulgação que será realizada pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve.
Proximidade e sensibilização da população
Também serão dinamizadas diferentes ações destinadas ao público em geral, sobretudo aos mais jovens, que terão oportunidade de assistir a demonstrações ao vivo, formações e treinos realizados pelos operacionais em cenários de emergência simulados, incluindo desencarceramento e combate a incêndios urbanos.
Com entrada e acesso livres, a feira funcionará todos os dias entre as 10h e as 18h, com exceção do dia 25 de maio, que encerra às 13h. Saiba mais sobre o programa aqui.
A AlgarSafe’25 é uma coorganização da Câmara Municipal de Portimão e dos Bombeiros de Portimão, com o apoio da ANEPC, da ENB, do Inem e da Liga dos Bombeiros Portugueses, além dos demais agentes de proteção civil e das entidades cooperantes.