DestaqueRegional

Presidente da CCDR abre exposição com discurso sobre desigualdades no Algarve

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), José Apolinário, esteve presente na abertura da exposição ABRIR ABRIL, na Sala de Exposições da CCDR, em Faro. O dirigente aproveitou a temática da exposição sobre a revolução dos cravos para falar sobre alguns dados referentes às desigualdades presentes na região, particularmente entre os mais jovens.

Apolinário afirmou que “acelerar a qualificação e a formação profissional sobretudo dos mais jovens é condição indispensável para a Região do Algarve reforçar a competitividade, o crescimento, o emprego e os rendimentos do trabalho”. O dirigente apresentou alguns dados sobre estes tópicos, acrescentando que, “no Algarve, a taxa de escolaridade do nível de ensino superior entre os 25 e os 34 anos de idade foi de 22% em 2021 (contra os 41,9% a nível nacional) , a taxa de escolaridade  no ensino superior entre os 30 e os 34 anos de idade era em 2020 de 33,8 % (contra os 41% a nível nacional) e os jovens entre os 16 e os 34 anos que não estão em emprego, formação profissional ou educação representam 17,7% no Algarve e 11% a nível nacional (dados de 2020).”

O Presidente da CCDR Algarve referiu que esta é “uma desigualdade que urge atenuar e corrigir”, fazendo depois uma ponte de ligação com a temática do evento no qual participou mencionando que “o Programa do Movimento das Forças Armadas, aquando da mudança de regime em 1974, propunha uma nova política social orientada por “um aumento progressivo, mas acelerado, da qualidade de vida de todos os portugueses”. “Estaremos assim a homenagear os capitães de Abril, não apenas pelos cartazes, alusivos ao período revolucionário pós 25 de Abril de 1974, que nestas semanas estarão patentes na Sala de Exposições da CCDR em Faro, numa iniciativa conjunta com a Associação 25 de Abril, mas também a dar aos mais jovens novos horizontes de futuro”, concluiu.

A abertura deste evento contou ainda com a presença de Clarinda Veiga-Pires, em representação da Associação 25 de Abril, Luís Villas Boas (coordenador do Movimento dos Capitães em Angola e dirigente do Refúgio Aboim Ascensão), Adriana Freire Nogueira (historiadora e diretora regional de Cultura) e Custódio Moreno (professor e diretor regional de Desporto e Juventude).

A exposição ABRIR ABRIL estará patente até ao dia 2 de maio, de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 17h00, na sala de exposições da CCDR, em Faro. A iniciativa, realizada em conjunto com a Associação 25 de Abril, contará com fotografias, cartazes, primeiras páginas de jornais e notícias censuradas alusivos aos “momentos essenciais” da revolução dos cravos. Documentários evocativos também serão exibidos na área multimédia. A entrada para esta exposição, que está integrada nas comemorações dos 50 anos deste acontecimento histórico, é gratuita.

Foto: CCDR Algarve

Partilhar