Portimão implementou uma nova solução de gestão hídrica nos jardins públicos

O Município de Portimão implementou uma solução inovadora de gestão hídrica nos seus jardins públicos, dando um passo importante em direção à sustentabilidade ambiental.

“Através da instalação de sensores nos diversos espaços verdes, a autarquia está a otimizar o uso da água, trazendo diversos benefícios para a cidade, baseando-se a solução de gestão hídrica implementada na tecnologia LoRaWAN, o que permite a centralização e o controlo remoto do consumo de água nos jardins públicos de Portimão de forma inteligente e eficiente”, explica o município.

Colocados de uma forma estratégica, os sensores recolhem em tempo real diversos dados, como a humidade do solo, condições climáticas e necessidades hídricas das plantas, sendo estas informações depois transmitidas através de antenas para um sistema centralizado, onde são processadas e analisadas.

Estes dados são analisados em conjunto com os recolhidos por uma estação meteorológica local, permitindo um ajuste automático dos “ciclos de rega com base nas condições climáticas atuais e nas necessidades específicas das plantas, o que evita a rega excessiva e promove um uso mais eficiente dos recursos hídricos”.

Esta solução também permite a deteção precoce de problemas, como fugas, o que reduz as perdas e os custos associados à manutenção dos jardins.

Share Button