Portimão assinala os 158 anos do aniversário de Manuel Teixeira Gomes

Os 158 anos de Manuel Teixeira Gomes vão ser assinalados com duas iniciativas para invocar a figura histórica portuguesa, que vão ter lugar nos dias 25 e 26 de maio, na Casa Manuel Teixeira Gomes e no grande auditório do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO).

A primeira iniciativa vai decorrer dia 25 de maio, pelas 21h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes, intitulada «Teixeira Gomes e João de Deus» ao qual se junta José Alberto Quaresma, autor da biografia do antigo Presidente da República, eleito em 1923. Nesta sessão vão ser revelados «muitos dos percursos convergentes e divergentes destas duas personalidades maiores do nosso país, bem como retalhos desconhecidos das suas vidas e contextos históricos», informa o comunicado enviado pela Câmara Municipal de Portimão. A relação entre Teixeira Gomes e João de Deus comungava dos gostos pela liberdade, boémia, música e literatura.

O TEMPO acolhe, no dia 26, pelas 21h30, o «Festival Entre Mares» que apresenta «Dois Séculos» através do Quorum Ballet. A peça é da criação artística de Daniel Cardoso em homenagem a Teixeira Gomes.

Este evento de artes performativas é «inspirado nas deambulações transmediterrâneas do diplomata, boémio, melómano e viajante portimonense, a apresentação de ‘Dois Séculos’ acontece na véspera do 158.º aniversário do seu nascimento».

O custo dos bilhetes varia entre os 7,50€ e os 10€ e podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO, de terça a sábado, das 13h30 às 18h00, na bilheteira online em tempo.bol.pt, na FNAC, na WORTEN, nas lojas CTT e restantes locais aderentes da rede BOL.