Plano de Desenvolvimento Social Supraconcelhio do Algarve está aberto para consulta pública
O Plano de Desenvolvimento Social Supraconcelhio do Algarve 2022-2027 foi aberto para consulta pública. Este documento estará disponível para leitura até 18 de março, havendo também a possibilidade de interessados enviarem sugestões sobre os tópicos que considerarem relevantes no âmbito deste projeto.
O ponto de partida para a formulação deste plano foi o Diagnóstico Social Supraconcelhio, que contém um levantamento das necessidades da região meridional em vários aspetos como desemprego, saúde, habitação, demografia ou vulnerabilidade social e pobreza. A partir deste documento, o projeto foi elaborado com o intuito de responder às necessidades do Algarve e intercalar iniciativas com ações já em curso por parte dos municípios. Segundo a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), uma das entidades envolvidas neste plano, esta atuação procura “introduzir uma perspetiva e uma dimensão regional em certas áreas de abordagem, até aqui, eminentemente concelhias, favorecendo a troca de experiências e a divulgação de boas práticas em curso nas autarquias”.
As instituições incluídas neste projeto são a AMAL, o Centro Distrital de Segurança Social de Faro, a Delegação Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve e outras entidades que tomam parte nas iniciativas inseridas no mesmo.
As sugestões sobre os diversos pontos abordados por este plano poderão ser enviadas por e-mail, sendo que o documento estará disponível no endereço https://amal.pt/atividades/consulta-publica. Após o período aberto para consulta pública, os contributos para a versão preliminar do Plano de Desenvolvimento Social Supraconcelhio do Algarve 2022-2027 serão analisados, havendo a apresentação da versão final do documento em data a definir posteriormente.
D.P. – AMAL