Piscinas Municipais de Aljezur recebem parceiros de projeto europeu para redução de consumo energético

A Câmara Municipal de Aljezur, em parceria com a AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, recebeu, no passado dia 14 de setembro, o grupo de parceiros europeus que integram o projeto Nearly Zero-Energy Sports Facilities.

Este é um projeto que visa avaliar a situação energética de um conjunto de 18 instalações desportivas da União Europeia, mais especificamente em Portugal, Holanda, Itália, Chipre, Irlanda, Dinamarca e Croácia para, posteriormente, procurar definir e implementar um pacote de soluções inovadoras de eficiência energética que permitam reduzir mais de 50 % dos atuais consumos de energia.

Segundo a Câmara Municipal de Aljezur (CMA) «reconhecidos desde logo os benefícios em matéria de eficiência energética inerentes ao desenvolvimento do projeto, o Município de Aljezur entendeu integrar as Piscinas Municipais de Aljezur no conjunto de edifícios desportivos a estudar».

Neste contexto, foi realizada uma auditoria energética ao edifício, da qual resultou um conjunto de recomendações que visaram a redução de consumos energéticos. O município decidiu «avançar com algumas das implementações sugeridas, designadamente: instalação de um sistema solar térmico e de uma cobertura térmica a colocar no plano de água da piscina».

«Passados alguns meses de funcionamento os resultados são bastante positivos, motivando o interesse nesta visita por parte dos parceiros europeus, que procuraram visualizar e apreender as especificidades das medidas implementadas e os seus resultados», adianta a CMA.

Durante a visita «foi relevada a iniciativa e o empenho do Município de Aljezur em tornar as piscinas municipais num edifício “Nearly Zero” em termos de consumos energéticos». Até ao momento, e no âmbito do consórcio, as medidas implementadas «foram as que apresentaram resultados mais satisfatórios, contribuindo para a consumação dos objetivos gerais do projeto».

21-aljezur