DestaquePortimãoRegional

Paróquia da Mexilhoeira Grande tem tripla comemoração em 2025

A paróquia de Nossa Senhora da Assunção, da Mexilhoeira Grande, celebra neste ano 500 anos da construção da igreja. Mas o ano de 2025 trará ainda duas datas importantes não só para a paróquia, como também para o concelho de Portimão e a região. Neste ano, assinalam-se os 50 anos do regresso dos jesuítas ao Algarve e os 50 anos do padre Domingos Monteiro da Costa como pároco local.

Para marcar as efemérides, as três paróquias algarvias confiadas à Companhia de Jesus – Nossa Senhora do Amparo (Portimão), Mexilhoeira Grande e Odiáxere – estão desde o ano passado a preparar um programa de eventos, a realizar no decorrer de 2025.

O programa, que tem o apoio de diversas entidades, coletividades e associações do concelho, terá concertos de música clássica e contemporânea, danças tradicionais, teatro, conferências, tertúlias, exposições e atividades culturais e desportivas, entre outras ações.

Para janeiro, estão agendados três eventos. Neste sábado (11), às 19h, haverá um concerto na igreja paroquial da Mexilhoeira Grande com a Associação de Guitarras do Algarve.

Já no domingo (12), às 15h, no mesmo local, será apresentado o tradicional encontro de cantares de Janeiras e Reis. Antes da atuação dos vários grupos, será feita a apresentação oficial do programa das celebrações.

No dia 30, por sua vez, os alunos do 11º ano do curso profissional de intérprete ator/atriz do Agrupamento de Escolas da Bemposta subirão ao palco do salão do Centro Pastoral Paul Roth (Mexilhoeira Grande), às 11h, para apresentar a peça do poeta Luís Vaz de Camões “El-Rei Seleuco”.

Fonte: Viva Portimão

Partilhar