Os alunos de Monchique revivem dia histórico

Em 16 de Janeiro de 1773 viveu-se, no então lugar de Monchique, um dia histórico.

Por alvará de Sua Majestade o rei D. José I, decretou-se a elevação de Monchique a vila, passando a mesma a usar a denominação de Vila Nova de Monchique e os seus moradores a regerem-se pelos mesmos direitos e deveres do que os das outras vilas do Algarve.

No âmbito da comemoração desta data histórica, os alunos das turmas A e B do 6.º ano de escolaridade fizeram diversos trabalhos em PowerPoint, sobre a biografia do rei D.José I e acerca dos privilégios e obrigações a que passaram a estar sujeitos todos os que nesta vila moravam.

Esses trabalhos foram realizados em História e Geografia de Portugal e tiveram como ponto de partida o texto do alvará concedido por D. José I, fornecido pela docente que leciona a disciplina.

Após a correção e ajuste de alguns pormenores dos vários trabalhos, selecionaram-se alguns para constarem da Exposição que está patente na Biblioteca da Escola Básica Manuel do Nascimento, aberta a toda a comunidade escolar.

Há a salientar o empenho, a vontade e o trabalho que os alunos das duas turmas demonstraram na realização deste trabalho que os motivou e direcionou para o conhecimento da História Local da bela vila em que vivem.