CulturaDestaquePortimãoRegional

Museu de Portimão assinala solstício de verão com ‘Pré-História ao Luar’

O Museu de Portimão vai celebrar o solstício de verão neste sábado (21) com o evento “Pré-História ao Luar”. A ocasião contará com a atuação do grupo coral Adágio e uma observação astronómica promovida pelo Centro de Ciência Viva de Lagos.

Música, ciência e gastronomia vão ser os atrativos da iniciativa, a decorrer entre as 19h e as 00h30, nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, numa celebração que marca a entrada na época estival.

A comunidade é convidada a participar na ação que assinala o dia mais longo do ano, principal fio condutor de uma experiência cultural pensada para miúdos e graúdos. Apesar da entrada gratuita, os consumos no local são pagos.

O programa começa com um sunset e animação musical. Até 21h40, haverá música ambiente colocada pelo DJ Noise Tribe. Serão disponibilizadas zonas de descanso com espreguiçadeiras, puffs e mesas, para fruição do espaço natural e contemplação do pôr do sol.

A oferta gastronómica será composta por pratos inspirados no mar e na terra, confecionados pelo restaurante A Faina, acompanhados por vinhos do Algarve.

Em alternativa, a Marafada disponibilizará várias cervejas artesanais, incluindo uma bebida inspirada nos ingredientes da pré-história. Ainda no que diz respeito à produção local, a destilaria Cabeço da Eira dará a provar gim, aguardente e licores regionais, produzidos na mesma freguesia.

Espetáculo noturno

Às 21h45, os visitantes vão ter oportunidade de assistir a um concerto pelo grupo coral Adágio, da Academia de Música de Portimão, sob a direção do maestro António Alves. Tendo como pano de fundo os túmulos com cinco milénios, será um momento artístico que conjuga som, luz e arquitetura ancestral.

O concerto, composto por coralistas adultos e jovens e repertório coral e instrumental (piano), contará com obras de compositores do período romântico.

Observação astronómica

A música dará depois lugar às estrelas, com uma sessão de observação astronómica, a partir das 22h30, dinamizada pelo Centro Ciência Viva de Lagos e aberta à participação da população com telescópios próprios.

Ao longo da noite, estão também agendadas duas visitas aos monumentos, guiadas por arqueólogos especialistas que vão explicar aos participantes sua importância, as ligações entre ciclos astronómicos, práticas sociais e modos de vida da pré-história.

O evento é organizado pelo Município de Portimão, por meio do Museu de Portimão, com os apoios da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, do Centro Ciência Viva de Lagos e da Academia de Música de Portimão.