Fortaleza de Sagres tem oficinas gratuitas sobre desenho e escultura
O programa Fortaleza Cultural 2025 inicia-se com “Outras Matérias Sensíveis, Laboratórios de Pensamento e Experimentação”, de Susana de Medeiros, que terá lugar na Fortaleza de Sagres durante este mês.
Trata-se de um projeto educativo e artístico que pretende potenciar a criação de espaços de diálogo, crítica e experimentação, pensados a partir da exposição “emguarda”, de Edgar Massul, patente no Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres.
Nas oficinas-laboratórios, pretende-se explorar o desenho e a escultura temporária em relação aos materiais usados pelo artista. Os participantes serão convidados a realizar um conjunto de experiências com recurso à matéria orgânica existente no concelho de Vila do Bispo, como terras, folhas, galhos e frutos.
Serão quatro oficinas, duas dirigidas a um público adulto e jovem (mediante inscrição prévia) e duas dirigidas à comunidade escolar.
As primeiras terão lugar aos domingos – no dia 13, às 14h30, e no dia 27, às 10h, com duração de cerca de 3 horas. Já as oficinas para escolas irão acontecer nas manhãs dos dias 24 e 28 de abril.
A participação nas oficinas é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo e-mail geral.fsagres@museusemonumentos.pt.
A exposição “emguarda” tem curadoria de Mirian Tavares e Pedro Cabral Santo (Ciac-UAlg) e pode ser visitada todos os dias, das 9h30 às 17h30, com última entrada às 17h, até ao fim do mês de abril.
