DestaqueLagosRegional

Monte Molião abre portas ao público para mostrar resultados das escavações arqueológicas

A Estação Arqueológica do Monte Molião, em Lagos, vai abrir as suas portas ao público, no próximo dia 24 de agosto, entre as 9h00 e as 13h00, para dar a conhecer os resultados da campanha de escavações que está a decorrer desde o dia 17 de julho.

Os trabalhos estão a ser realizados por investigadores do Centro de Arqueologia/Uniarq da Universidade de Lisboa, sob a direção científica de Ana M. Arruda e Elisa Sousa, ambas professoras doutoradas, em codireção com a investigadora Margarida Rodrigues, contando com a colaboração voluntária de estudantes da licenciatura e do mestrado em Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ao todo, a equipa é composta por 25 pessoas.

Integralmente financiada pela Câmara Municipal de Lagos, ao abrigo de um protocolo estabelecido entre este município e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a iniciativa tem “comprovado o excelente estado de conservação dos espaços domésticos de época romana imperial e dos materiais neles remanescentes”, segundo a nota de imprensa.

A campanha arqueológica de 2023 continua até 31 de agosto com os trabalhos de levantamento aéreo das estruturas e topografia do cerro, sob a direção dos professores doutorados Juan Blánquez e Lourdes Roldan da Universidade Autónoma de Madrid, ao abrigo de um protocolo celebrado entre esta e o município.

A colaboração científica entre a UNIARQ e a UAM contribuirá para a criação do futuro circuito de visita. Caso tenha interesse em visitar a estação arqueológica no dia 24 de agosto, entre as 9h00 e as 13h00, basta enviar um email para museu@cm-lagos.pt.

Partilhar