Monchique promove trituração de biomassa agroflorestal
A Câmara Municipal de Monchique está a desenvolver o projeto experimental “Devolva à Terra, Triture”, que tem como objetivos incentivar a redução das queimas, devolver nutrientes ao solo e aumentar a proteção da natureza, das pessoas e dos bens.
A medida origina-se em uma estratégia de desenvolvimento sustentável, aumento da resiliência do território aos fogos rurais e adaptação às alterações climáticas.
A partir do projeto, é possível requisitar o serviço de trituração de biomassa nas explorações agroflorestais.
Para proceder com a solicitação do serviço, o interessado deve consultar as normas e preencher o formulário. Tanto o regulamento quanto o formulário estão disponíveis no Balcão Único na Câmara Municipal de Monchique ou no seguinte link: https://www.cm-monchique.pt/pt/menu/2644/servico-de-trituracao-de-biomassa.aspx#servico-de-trituracao-de-biomassa.
Depois de preenchida, a requisição deve ser entregue no Balcão Único ou enviado para o correio eletrónico do Gabinete Técnico Florestal (gft.monchique@cm-monchique.pt).
Conforme informações do Município, o projeto tem as seguintes coordenadas:
– Sensibilizar para a adoção de boas práticas e para a necessidade de gerir o combustível em redor das habitações e nas explorações agroflorestais;
– Apoiar na limpeza dos terrenos, reduzindo o uso do fogo na eliminação de sobrantes agroflorestais;
– Reduzir o número de ignições de incêndios;
– Diminuir as emissões de dióxido de carbono;
– Devolver nutrientes ao solo, permitindo aumentar a sua fertilidade e a capacidade de retenção de água, minimizando a erosão.
A câmara municipal lembra que a execução de faixas de gestão de combustível em redor das habitações e aldeias é obrigatória e essencial para manter a segurança.