DesportoDestaqueLocalRegional

Monchique com etapa importante na Volta ao Algarve

A 2.ª etapa da 48.ª edição da Volta ao Algarve realizar-se-á esta tarde, sendo que o concelho de Monchique terá grande destaque neste trajeto. O percurso prevê três contagens de montanha importantes, com a subida ao Alto da Foia a decidir o vencedor da etapa e, possivelmente, a ter grande preponderância na definição dos candidatos à vitória na própria volta.

A etapa de ontem ligou Portimão a Lagos e contou com uma contagem de montanha na Nave (Monchique). O neerlandês Fabio Jakobsen venceu neste trajeto pela terceira vez consecutiva, isto após acérrima batalha entre os vários especialistas em sprint. Contudo, o lote de candidatos à vitória no dia de hoje mudará radicalmente. A etapa que liga Albufeira ao Alto da Foia, em Monchique, será para os especialistas em montanha, ou seja, os famosos trepadores.

Com início marcado para as 12h50 (partida simbólica), em Albufeira, os ciclistas percorrerão um total 182,4 quilómetros. A primeira meta volante será ao quilómetro 44,4 (Salir) e terá passagem marcada entre as 14h03 e 14h10. Os ciclistas continuarão o seu trajeto rumo a São Marcos da Serra para depois seguirem em direção às subidas da serra algarvia. O pelotão passará duas vezes pelo concelho de Monchique, onde os atletas terão três contagens de montanha. A primeira será na Pomba, ao quilómetro 109,7. Esta será de 3.ª categoria e será cumprida entre as 15h36 e as 15h53. De seguida, os atletas descerão até ao Rasmalho para a segunda meta volante do dia ao quilómetro 148,8 (entre as 16h32 e as 16h54). A partir deste ponto, os ciclistas voltam à sua esquerda e iniciam o trecho que os levará à segunda contagem de montanha. Esta será na subida para a Picota ao quilómetro 167,3, com passagem agendada para o período entre as 16h59 e as 17h24. Por último, a subida à Foia será o grande ponto de interesse deste trajeto. Com uma extensão de 7,1 quilómetros e uma inclinação média de 6,8%, a subida ao ponto mais alto do Algarve será uma contagem de montanha de 1.ª categoria. Aqui, os trepadores disputarão a vitória na especial, sendo que este triunfo permitirá dar um passo significativo para alcançar o lugar mais alto do pódio na própria volta. A chegada dos atletas está agendada para o intervalo de tempo entre as 17h20 e 17h48. Abaixo, estará disponível para consulta a tabela da organização do evento com os vários pontos de passagem do pelotão e o intervalo de tempo em que se prevê a mesma.

De entre os grandes candidatos à vitória, Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Remco Revenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) são três nomes tidos em conta. O primeiro venceu esta etapa na edição anterior, enquanto que o belga assegurou o triunfo na subida ao Alto da Foia em 2020. Já Thomas, duplamente vencedor nesta prova (2015 e 2016), poderá também ter uma palavra a dizer.

D.P. – Volta ao Algarve

Imagens: Volta ao Algarve

Partilhar