Marca «Silves: Capital da Laranja» foi apresentada
A marca «Silves: Capital da Laranja» foi apresentada no passado dia 9 de abril, numa cerimónia que teve lugar no Castelo daquela cidade, perante várias dezenas de convidados, entre entidades regionais, autarcas e produtores do concelho.
A partir de agora, a marca que é propriedade da Câmara Municipal de Silves (CMS) vai poder ser usada pelos produtores do município e «surge como uma forma de reforçar, no consumidor regional, nacional e internacional, o carácter e identidade únicos deste produto emblemático do concelho, vincando o posicionamento favorável do produto e associando-o ao nome «Silves», esclarece a autarquia.
«O reconhecimento da importância deste produto levou o atual executivo camarário a promover a criação e registo da marca, que procurará promover o património e o território, associando a laranja à sua história, qualidades organoléticas e importância no mercado», acrescenta a CMS.
Rosa Palma, presidente da CMS, considera que «o lançamento desta marca tem como objetivos dar uma nova visibilidade e notoriedade a este produto, tão emblemático da nossa terra e, através disso, contribuir para a promoção do território e da própria cultura agrícola, estimulando tudo aquilo que está associado à produção de citrinos, e promover a identificação de Silves à laranja».
O logotipo da marca «Silves: Capital da Laranja» é composto por um corte transversal de uma laranja com um recorte na sua parte inferior correspondente ao perfil do castelo da cidade, criando uma associação direta entre o elemento patrimonial de Silves mais conhecido da cidade, o castelo, e o fruto mais produzido, a laranja.
Durante o resto do ano a edilidade pretende levar a cabo diversas ações promocionais desta nova marca, como os sunsets do Castelo, fins de semana gastronómicos com sabor a laranja, provas desportivas, fóruns de discussão entre produtores e um evento dedicado exclusivamente ao fruto, a realizar em novembro próximo.