DestaqueLocalRegional

Lançamentos no Algarve envolvem produtos locais, turismo e cultura

O projeto PRR Revitalgarve apresenta, na próxima quarta-feira (26), pelas 9h30, a marca “Saborear o Algarve”, que vai representar a Rede de Produtores Locais do Algarve (RPLA).

O evento, aberto ao público, vai acontecer no auditório do Patacão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve), em Faro. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição.

De uso exclusivo dos membros da RPLA, a marca funcionará como fator de diferenciação, afirmação e valorização dos produtos produzidos. Assume como missão garantir o acesso a produtos seguros, locais, de qualidade e produzidos através de práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a preservação do território, valorização dos produtos e agentes locais e para a revitalização da economia rural local.

O lançamento servirá o propósito de reunir os produtores da região algarvia e convidá-los a aderir à rede. Poderão requerer a adesão à RPLA todos os produtores primários e transformadores do setor alimentar do Algarve com unidade produtiva e/ou transformadora instalada na região, que respeitem os princípios orientadores de sustentabilidade e cumpram os critérios referidos no regulamento da rede.

Experiências culturais e criativas

Já no passado dia 21, a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Associação Tertúlia Algarvia promoveram a sessão de lançamento do Programa de Desenvolvimento de Turismo de Experiências Culturais e Criativas do Algarve. A sessão realizou-se no auditório da RTA, também em Faro.


O programa tem como principal objetivo a capacitação das comunidades locais para a preservação e a valorização do património cultural e natural, através da criação de experiências inovadoras de turismo cultural e criativo.

A iniciativa pretende diversificar a oferta turística da região, promovendo um turismo mais sustentável e distribuído ao longo do ano, contribuindo para o desenvolvimento económico e social das comunidades locais.

O programa integra o projeto Inova Algarve 3.0 – Promoção da Qualificação e Inovação na Região do Algarve, uma iniciativa cofinanciada pelo Algarve 2030.

Consulta pública

Ainda no âmbito da cultura, a CCDR-Algarve aprovou o projeto de aviso Programa de Apoio a iniciativas culturais regionais de caráter não profissional, através do qual pretende investir 175 mil euros no tecido cultural da região durante este ano. A consulta pública sobre o tema segue até ao dia 3 de abril. Os contributos podem ser enviados para o e-mail cultura@ccdr-alg.pt.

A meta é apoiar iniciativas culturais locais ou regionais, de caráter não profissional, contribuindo para a correção das assimetrias no acesso à criação e fruição cultural das populações.

Partilhar