Lagos acolhe comemorações do Dia de Portugal em 2025
Lagos foi a cidade escolhida para sediar as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no dia 10 de junho deste ano.
“Uma decisão de Sua Excelência o Presidente da República que muito honra o município, o concelho e os lacobrigenses, orgulhosos da sua cidade”, declarou a câmara municipal em nota de imprensa após o anúncio do governo português.
Quase três décadas decorridas após o 10 de junho de 1996, igualmente celebrado em Lagos, “é com enorme satisfação que a autarquia vê, uma vez mais, reconhecida a relevância simbólica deste território, cuja história está intrinsecamente ligada à epopeia dos Descobrimentos, à abertura de Portugal e da Europa ao mundo e ao contacto com outros povos e culturas”, prosseguiu o Município.
O despacho da Presidência da República, publicado no passado dia 7, confirma e torna pública a decisão, assim como a indicação da escritora algarvia Lídia Jorge para presidir a comissão organizadora das comemorações, decisão que o município igualmente saudou.
“Lagos, os órgãos autárquicos, as forças vivas locais e os lacobrigenses, estão preparados para receber as comemorações e colocar todo o seu empenho nesta iniciativa, de modo a dignificar Portugal e os respetivos órgãos de soberania, a obra e memória do nosso maior poeta, assim como as comunidades portuguesas da diáspora” concluiu a nota.
CCDR-Algarve
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve) também saudou a decisão. “A designação da cidade de Lagos como sede das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em 2025, é uma honra para a Cidade de Lagos e prestigia a Região do Algarve”, discorreu a entidade, em nota.
A CCDR afirmou, ainda, que “é mais um motivo de orgulho para a região e para todos os agentes culturais” a nomeação de Lídia Jorge, conselheira de Estado, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, secretária-geral da Presidência da República e chefe do Protocolo de Estado.
De acordo com a comissão, no ano em que é celebrado o quinto centenário do nascimento do poeta Luís de Camões, a escolha “reconhece o papel de Lagos e do Algarve na epopeia dos Descobrimentos, sublinha o papel da língua portuguesa como elo de ligação das comunidades lusíadas e da afirmação de Portugal no Mundo, bem como o dinamismo empreendedor, social e cultural dos lacobrigenses”.