DestaqueLagoaRegional

Lagoa propõe um percurso “à descoberta da geodiversidade no Sítio das Fontes”

No próximo dia 11 de novembro, pelas 09h30, o Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar, recebe a atividade “À Descoberta da Geodiversidade no Sítio das Fontes”, que consiste num Percurso Exploratório com o acompanhamento de Francisco Lopes da Geowalks&Talks.

O Sítio das Fontes tem vindo a ser utilizado pela população da região devido às suas várias fontes de água doce, onde mulheres iam lavar roupa, e homens construíram moinhos. Mas como se formaram estas fontes? E porque estão ali? Estarão as rochas calcárias que as envolvem relacionadas com o seu aparecimento? Qual o caminho que percorrem e como o fazem? Estas e outras perguntas serão respondidas no dia 11 no Percurso Exploratório “À Descoberta da Geodiversidade do Sítio das Fontes”, promovido pelo Município de Lagoa e dinamizado pelo formador Francisco Lopes (GeoWalks&Talks). A distância do percurso é 7 km, sendo que se prevê uma duração de três horas. O ponto de encontro é o estacionamento do Sítio das Fontes.

Mais do que uma simples caminhada, propõe-se a realização de um percurso interpretativo no Sítio das Fontes e área envolvente. Ao longo da atividade, os caminhantes terão a oportunidade de conhecer a geodiversidade local, nomeadamente a origem das Fontes de Estômbar, algumas histórias geológicas arquivadas nas rochas e ainda alguns exemplos de serviços de suporte prestados pela geodiversidade à biodiversidade e à atividade humana.

A inscrição é gratuita e obrigatória, podendo ser feita em https://forms.gle/Jd6mVMETWWDXJ3po6.

Partilhar