Hélder Martins é reeleito presidente da Aheta; Turismo do Algarve lança plano
Decorreram nesta segunda-feira (18), na sede da Aheta (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), em Albufeira, as eleições para os corpos sociais da entidade no triénio 2025/2027. Hélder Martins é o presidente reeleito após apresentar-se apenas uma lista (A).
A citada lista integrava todos os membros que compunham a que foi apresentada em 2022 e reforçada por mais algumas empresas após alteração de estatutos.
Votaram 51% das empresas constantes do caderno eleitoral. A tomada de posse terá lugar nesta quarta-feira (20), às 19h30, no hotel Alísios, em Albufeira, e será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Turismo do Algarve
O Turismo do Algarve, por sua vez, apresentou na última quinta-feira (14) o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA 2028).
O plano, que vigora até 2028, tem como visão “consolidar o Algarve enquanto um destino turístico competitivo, sustentável e reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta”, segundo a entidade.
“O PMETA aposta numa estratégia assente em inovação, qualidade e sustentabilidade e reflete as expectativas de empresas, parceiros e comunidades locais, alinhando-se com os objetivos das agendas regional, nacional e internacional”, declarou ainda o órgão, em nota.
Há metas estratégicas específicas, com foco em indicadores como:
– Dormidas em época baixa, ampliando o turismo fora dos períodos de alta temporada;
– Proveitos do alojamento turístico, promovendo uma oferta de qualidade;
– Taxa de sazonalidade, incentivando uma ocupação anual mais equilibrada;
– Movimento de passageiros no aeroporto;
– Satisfação dos residentes e dos turistas.
O plano hierarquiza ainda os mercados emissores prioritários para o Algarve, alinhando-os com a estratégia nacional do Turismo de Portugal. Entre os mercados maduros destacam-se Alemanha, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Como novos mercados, o plano identifica os Estados Unidos e o Canadá.