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Hélder Martins é reeleito presidente da Aheta; Turismo do Algarve lança plano

Decorreram nesta segunda-feira (18), na sede da Aheta (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve), em Albufeira, as eleições para os corpos sociais da entidade no triénio 2025/2027. Hélder Martins é o presidente reeleito após apresentar-se apenas uma lista (A).

A citada lista integrava todos os membros que compunham a que foi apresentada em 2022 e reforçada por mais algumas empresas após alteração de estatutos.

Votaram 51% das empresas constantes do caderno eleitoral. A tomada de posse terá lugar nesta quarta-feira (20), às 19h30, no hotel Alísios, em Albufeira, e será presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

Turismo do Algarve

O Turismo do Algarve, por sua vez, apresentou na última quinta-feira (14) o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA 2028).

O plano, que vigora até 2028, tem como visão “consolidar o Algarve enquanto um destino turístico competitivo, sustentável e reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta”, segundo a entidade.

“O PMETA aposta numa estratégia assente em inovação, qualidade e sustentabilidade e reflete as expectativas de empresas, parceiros e comunidades locais, alinhando-se com os objetivos das agendas regional, nacional e internacional”, declarou ainda o órgão, em nota.

Há metas estratégicas específicas, com foco em indicadores como:

– Dormidas em época baixa, ampliando o turismo fora dos períodos de alta temporada;

– Proveitos do alojamento turístico, promovendo uma oferta de qualidade;

– Taxa de sazonalidade, incentivando uma ocupação anual mais equilibrada;

– Movimento de passageiros no aeroporto;

– Satisfação dos residentes e dos turistas.

O plano hierarquiza ainda os mercados emissores prioritários para o Algarve, alinhando-os com a estratégia nacional do Turismo de Portugal. Entre os mercados maduros destacam-se Alemanha, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Como novos mercados, o plano identifica os Estados Unidos e o Canadá.

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