Guerra na Ucrânia: Governo aposta na produção de cereais em terrenos abandonados
Esta foi a tradicional notícia/MENTIRA do dia 1 de ABRIL, que partilhámos com os nossos leitores. Apesar de parecer que pode ser verdade, pelo que sabemos ainda não se faz pão com batata com da Foia, não se vai plantar cereais nos terrenos abandonados ou as semanas académicas vão ficar em risco por falta de cerveja. Por enquanto, foi brincadeira.
O Governo vai iniciar o processo de atuação em todos os terrenos que estejam ao abandono para estes serem aproveitados para cultivo de cereais. Esta iniciativa é uma das primeiras medidas contempladas na Campanha do Trigo 22-24, à semelhança do que já aconteceu no nosso país.
Segundo nota de imprensa do Governo, as padarias estarão a ponderar, para poupança de cereais, deixar de fazer o tradicional pão branco e passar a fabricar apenas papossecos e pão de curgete e batata. No que toca à região algarvia, particularmente no concelho de Monchique, alguns estabelecimentos estão a ponderar adotar a medida. No entanto, vão optar apenas pela batata da Foia, nomeadamente as que têm “borboleta”, dado que conferem uma textura leve e suave ao pão, além de um sabor característico muito próximo do pão branco.
Contudo, uma das preocupações atuais é a plantação de cevada para produção de cerveja destinada às semanas académicas, que terão lugar brevemente, em todo o país. Segundo a Associação de Estudantes Universitários (AEU), “a situação é crítica ao ponto de estarmos a contactar empresas produtoras de cerveja fora de Portugal”.