Fim de semana tem decisões no Supercars Jarama Race
O Iberian Supercars, o Supercars Jarama Race e o Campeonato de Portugal de Velocidade têm mais uma etapa nos próximos dias 26 e 27 (sábado e domingo) no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
Trata-se da ronda de todas as decisões para o Iberian Supercars e Supercars Jarama Race, quando serão conhecidos os primeiros campeões da temporada.
Esta primeira edição conta também para o Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade. Na classificação geral da GT4, Guillermo Aso e Filip Vava, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, lideram, mas a concorrência está muito próxima para que possam estar confortáveis.
Já com os pontos do pior resultado “deitados fora”, a dupla do carro germânico tem 80 pontos, mais dois que César Machado e Jan Durán, em Toyota GR Supra GT4 da Speedy Motorsport, que são sérios candidatos ao “título espanhol”.
Dois pontos mais atrás está a dupla da BMW España Motorsport, Nerea Martí e José de los Milagros, que só dependem de si próprios para poderem celebrar a conquista.
Salvador Tineo e Luis González, em Mercedes AMG GT4 da Team VRT, estão a 20 pontos dos líderes, tendo ainda possibilidades de ganhar o campeonato. Estão 54 pontos em disputa (25 em cada corrida, um por pole-position e um por volta mais rápida).
Mas eles já não dependem apenas de si próprios, tendo de contar com os azares dos outros. Ainda assim, num campeonato tão disputado e competitivo, terminar entre os três primeiros da classificação geral enriquecerá ainda mais o palmarés do duo da formação de Tortosa.
Outras divisões
A situação na divisão GT4 Pro é muito semelhante, mas aqui, é a dupla do BMW M4 GT4 que está no segundo posto, a apenas dois pontos de Guillermo Aso e Filip Vava, estando César Machado e Jan Durán a três pontos dos líderes.
Na GT4 Bronze, Nil Montserrat e Alberto de Martín, em Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team, estão numa posição mais confortável, mas ainda assim, têm Héctor Hernández e Borja Garcia, em BMW M4 GT4 da Autoworks Motorsport, a 16 pontos – basta um pequeno deslize para que tudo se possa comprometer.
Patrick Cunha e Jorge Rodrigues, em Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, com as duas vitórias que conquistaram em Valência, colocaram-se na corrida ao título, estando a 28 pontos e um pouco mais distantes nas contas.
Na divisão GT4 dedicada a pilotos menos experientes, a GT4 Am, Keith Gatehouse e Igor Sorokin estão também numa posição privilegiada, com uma vantagem de 26 pontos face a Javier Macias e Smörg, em BMW M4 GT4 da Promotion Motorsport.
No entanto, a dupla do Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team terá de abordar o fim de semana do Algarve numa perspetiva de gestão, até porque os irmãos André e Miguel Nabais, em Porsche 718 Cayman GT4 da Speedy Motorsport, poderão ser um fator, muito embora haja desvantagem de 47 pontos.
GTC e respetivas divisões
Na geral da GTC, Rui Miritta é o grande favorito, com os seus 120 pontos e 35 de vantagem para Simon Moore e Tomás Pinto Abreu. O piloto do Porsche 911 da Monteiros Competição, que já é o virtual campeão GTC no Iberian Supercars, não precisa sequer ficar à frente dos seus oponentes do Ginetta G50 da Tockwith Motorsports para arrecadar o “título espanhol”.
Essa é uma situação que se vive também na Cup, divisão onde tem como adversários Marcus Fothergill e Dave Benett, num Porsche 911 preparado pela equipa inglesa Tockwith Motorsports. O piloto português tem mostrado grande competitividade e consistência e, se replicar no Algarve as performances que exibiu ao longo de toda a temporada, poderá ter êxito.
A divisão GTX, que privilegia os GT4 mais antigos, é um caso a ser resolvido entre os recrutas da Tockwith Motorsports, com Simon Moore e Tomás Pinto Abreu a terem de suster a investida de Steve Kirton e Jonathan Elsworth, que estão a 18 pontos dos seus colegas de equipa. Os pilotos do Ginetta G50 partem como favoritos, mas basta um mau resultado numa corrida e o duo do Ginetta G55 poderá fazer evaporar sua desvantagem pontual antes da prova do Algarve.
Saiba mais no site do autódromo.