Festival da Sardinha regressa a Portimão
O Festival da Sardinha vai regressar a Portimão após dois anos de interregno devido à pandemia. O certame decorrerá entre os dias 3 e 7 de agosto, na zona ribeirinha da cidade.
Segundo a Câmara Municipal de Portimão, entidade organizadora, “a sardinha assada a pingar no pão voltará a ser rainha, acompanhada pela batata cozida e pela salada à algarvia, servida nos diversos restaurantes da zona entre pontes e nas barraquinhas das associações e clubes locais, que disponibilizam mais de mil lugares sentados para degustar este ex-libris gastronómico”.
A iniciativa também contará com “motivos de interesse, do artesanato à doçaria” ao longo de “toda a zona ribeirinha, entre o Museu de Portimão e a antiga Lota” e também com “artistas nacionais que passarão pelo palco principal”. No dia 3, a animação estará a cargo de João Leote e Marisa Liz. David Fonseca será o artista convidado no dia 4, enquanto que Bárbara Tinoco será o destaque do dia 5. Na noite seguinte, os Wet Bed Gang subirão ao palco do festival, que será encerrado no dia 7 com o concerto de David Carreira.
O órgão administrativo revela também que “haverá animação musical no coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes e no Jardim 1.º de Dezembro, ao mesmo tempo que o espaço infantil Petinga Park irá atrair os mais pequenos à zona da antiga Lota de Portimão”.
A anteceder a inauguração oficial, os visitantes terão a possibilidade de observar “a reconstituição histórica da descarga da sardinha”, que está prevista para as 9h00 do dia 2 de agosto. A atividade terá o propósito de ser “uma viagem ao passado, com trajes, dizeres e meios de transporte de há algumas décadas, na qual participará meia centena de figurantes”. Após este momento, uma “grande sardinhada popular” terá lugar às 13h00. A banda Lucky Duckies encerrará o programa deste dia com um concerto às 18h00.
Todas as informações relativas ao certame poderão ser consultadas no seguinte link: www.festivaldasardinha.pt.