CulturaDestaqueRegional

Festival Al-Mutamid e Carmen Souza trazem música à região

O festival de música itinerante mais antigo de Portugal cumpre um quarto de século. Neste sábado (8), arranca em Albufeira a 25º edição do Al-Mutamid. O evento itinerante irá percorrer 12 cenários portugueses, terminando no dia 28 de março no Cineteatro Louletano, em Loulé.

Além das duas cidades, o festival passa por Lagos, Lagoa, Silves, Beja, Santiago do Cacém, Alvalade, Ermidas-Sado, Almada, Olhão e Leiria – que conformam o então território geográfico denominado al-Andalus da época de Al-Mutamid (século 11º).

O evento converteu-se no mais antigo festival de música itinerante que se realiza ininterruptamente em Portugal e, simultaneamente, no mais relevante festival de música tradicional árabe que se realiza fora das fronteiras do mundo árabe.

Anualmente, pretende homenagear o “rei-poeta” al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid.

O programa pode ser consultado na imagem abaixo e na página oficial do festival. A organização está a cargo da Ibérica Eventos & Espectáculos.

Carmen Souza

Além do Al-Mutamid, Lagoa recebe a cantora Carmen Souza. O concerto será neste sábado, pelas 19h, no auditório Carlos do Carmo.

Ela irá apresentar seu 11º álbum, “Port’Inglês” (Galileo Music), que conta histórias esquecidas das marcas deixadas na cultura cabo-verdiana pela presença britânica, e vai misturar jazz com ritmos tradicionais como funana, contradança, morna ou mazurca.

Os bilhetes para esse espetáculo custam 10€ (há 20% de desconto para portadores de passaporte cultural ou cartão Lagoa Social, disponível nas bilheteiras do Município de Lagoa) e já se encontram à venda também nas seguintes bilheteiras: CTT, Fnac, Worten, auditório Carlos do Carmo, Centro Cultural Convento de S. José e Balcão Único da Câmara Municipal de Lagoa.

Partilhar