Faleceu Carlos Tuta
O antigo presidente da Câmara Municipal de Monchique, Carlos Tuta, faleceu hoje, dia 28 de outubro.
Licenciado em finanças, Carlos Tuta foi eleito em 1982, pela primeira vez, como presidente da câmara de Monchique, pelo Partido Socialista, “destronando” a AD. Liderou os destinos do município durante 27 anos. Entre 1994 e 2001, foi presidente da então Associação de Municípios do Algarve (Amal), atual Comunidade Intermunicipal, foi membro do Comité das Regiões e integrante do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
A federação do Algarve do Partido Socialista emitiu uma nota na qual informa os militantes do sucedido e enaltece “o seu contributo decisivo para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do Algarve (Pedra), do Plano de Investimentos Municipais da Região do Algarve e a participação ativa, direta e solidária dos municípios na persecução de projetos de dimensão regional, como foi a construção da Unidade de Radioterapia do Algarve ou a Barragem de Odelouca”.
A nota informou ainda que foi decretado luto “em todas as sedes do Partido Socialista do Algarve, até à realização das cerimónias fúnebres”.
Leia a nota divulgada pela Câmara Municipal de Monchique acerca da notícia:
“É com profundo pesar que se comunica o falecimento do Dr. Carlos Tuta, aos 72 anos, autarca que liderou o Município de Monchique, como presidente da Câmara, de 1983 a 2009.
O legado de Carlos Tuta permanece vivo na memória de todos os que tiveram o privilégio de trabalhar com ele e nos muitos projetos que ajudou a concretizar e realizações conseguidas em prol do desenvolvimento de Monchique.
O Município de Monchique reconhece e agradece o valioso contributo de Carlos Tuta para o progresso do concelho e presta-lhe homenagem, afirmando o seu respeito e gratidão por um homem que deixou uma marca indelével no território e na memória das pessoas.
Neste momento de consternação e luto, expressamos as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que tiveram o prazer de conhecer e conviver com Carlos Alberto dos Santos Tuta”.
A Amal (Comunidade Intermunicipal do Algarve) também se manifestou e enviou nota de pesar. Veja a íntegra:
“Falecimento do Dr. Carlos Tuta
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) vem, em nome dos autarcas do Algarve, manifestar publicamente o mais profundo pesar e tristeza pelo falecimento do colega Dr. Carlos Alberto dos Santos Tuta e endereçar à sua família e amigos as mais sinceras e sentidas condolências.
O falecimento do Dr. Carlos Tuta, homem competente, amigo e defensor de causas dos Algarvios deixa a região mais pobre. Foi Presidente da Câmara de Monchique e, entre 1994 e 2001, foi o Presidente da então Associação de Municípios do Algarve (AMAL), que mais tarde passou a designar-se Comunidade Intermunicipal, tendo sempre desempenhado com dedicação e empenho as funções adstritas aos cargos que superiormente ocupou.
Lamentamos profundamente o seu precoce desaparecimento.
Faro, 28 de outubro de 2024.”
O velório realizar-se-á nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, nas Capelas da Igreja do Colégio de Portimão, seguido por celebração religiosa, pelas 10h30, no mesmo local. O funeral sairá de seguida para o Cemitério de Monchique.