CulturaDestaqueLocalPortimãoRegional

Exposição em homenagem a Monchique estreia em Portimão

A Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, acolhe deste sábado (5) até 30 de julho a exposição de tapeçaria “Cores da Serra”, da artista Eunice Ferreira. A mostra é um tributo visual à riqueza cromática e à diversidade da Serra de Monchique, traduzida numa linguagem artística contemporânea que valoriza o saber-fazer tradicional.

As peças têxteis são inspiradas nas formas, cores e texturas da paisagem serrana, refletindo a relação da artista com a natureza e os materiais artesanais. Por meio de técnicas de tapeçaria moderna e croché artístico, Eunice Ferreira transforma fios e cores em composições tridimensionais que convidam à contemplação e ao toque.

A exposição pode ser visitada gratuitamente durante o horário de funcionamento do espaço.

Eunice Ferreira

Nasceu em Estremoz a 12 de dezembro de 1955 e foi professora durante 43 anos. Em 1981, veio residir para o Algarve, tendo trabalhado 33 anos no concelho de Monchique.

Em Monchique, participou em diversos projetos de natureza cultural e social. Ajudou a criar a Ludoteca e a Sala de Estudo, foi presidente da associação de pais e membro da comissão instaladora do museu, da comissão da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) e da assembleia de freguesia.

Em 2020, o confinamento provocado pela pandemia proporcionou-lhe a descoberta da tapeçaria de parede contemporânea, que permite aliar as técnicas artesanais que já conhecia a outras mais recentes, resultando na criação de objetos decorativos nos quais aplica, livremente, fios e cordões de diferentes fibras, fitas, contas, conchas, madeira, cores e texturas.

Como fonte de inspiração, a Serra de Monchique está presente na maioria dos seus trabalhos.

Partilhar