‘Algarve 2030’ tem previsão de 48 avisos de concurso em 2025
A Comissão Interministerial do projeto “Portugal 2030” aprovou a atualização do Plano Anual de Avisos, no qual se prevê a abertura de 48 avisos “Algarve 2030”, com uma dotação de mais de 82,5 milhões de euros.
Esse plano, além do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (Fami), oferece previsão de publicação entre janeiro e dezembro.
Isso permite aos cidadãos e empresas conhecer quais os próximos avisos a serem lançados, de modo a ser possível melhor planear atividades e investimentos, reforçando a previsibilidade para as diferentes operações e projetos nas áreas sociais, da economia, do ambiente, do mar e do território.
Pretende-se com esses investimentos, centrados nas necessidades das pessoas e dos negócios, promover investigação, inovação, competitividade e internacionalização das empresas, bem como o empreendedorismo e a inclusão social.
O Plano Anual de Avisos é atualizado todos os quadrimestres, sendo, em cada um, publicada uma versão atualizada para os 12 meses subsequentes, com mais detalhes de informação para o 1º quadrimestre de cada atualização.
Na página do Plano Anual de Avisos, poderá encontrar informação sobre os avisos e saber quando serão lançados, quem se pode candidatar e quais as ações elegíveis em cada um. Sobre a execução do “Portugal 2030”, saiba mais na página “Resultados“.
Acompanhe ao pormenor toda a informação aqui e no Facebook do programa regional.
Projetos aprovados
Segundo a CCDR-Algarve (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P.), foram aprovados na região até dezembro último 5.922 projetos, representando 570,5 milhões de euros de investimento elegível.
A Estrutura de Missão Recuperar Portugal apresentou um novo separador no sítio do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), onde é possível consultar os investimentos por região, selecionando distritos e conseguindo chegar ao pormenor dos concelhos. Pode-se ainda verificar o nível de implementação de cada componente, investimento e projeto, tanto de âmbito nacional como regional.
Empresas
Em relação ao universo empresarial, o Algarve contemplava 94.476 empresas sediadas na região no fim de 2023, de acordo com dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) divulgados também em dezembro de 2024.
Isso representa 6,2% do total de empresas portuguesas e é o número mais elevado desde 2008, tendo o número de empresas sediadas na região crescido 8% entre 2022 e 2023, superando o crescimento em percentagem registado a nível nacional. Veja detalhes:
