Conferência promovida pela Comissão Europeia divulga ensino e formação profissionais em Portimão

No âmbito da Semana Europeia da Formação Profissional, decorre, no próximo dia 22 de novembro, no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo de Portimão, o «Are you ready to work with us?».

Trata-se de uma conferência com o objetivo de disseminar informação sobre cursos profissionais e esclarecer os jovens sobre exigências do mercado de trabalho moderno, bem como onde podem adquirir competências para serem bem-sucedidos.

«Descobre o teu talento!» é o lema para a campanha da II Semana Europeia da Formação Profissional, organizada pela Comissão Europeia e que decorrerá de 20 a 24 de novembro de 2017.

Neste âmbito, a Comissária para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, Marianne Thyssen declarou que «a formação profissional é demasiadas vezes considerada como uma segunda escolha por comparação com os estudos académicos. Precisamos de alterar isso e mostrar como esta via de formação pode conduzir a carreiras apaixonantes e gratificantes em todas as áreas. A Semana Europeia da Formação Profissional vai colocar em destaque inúmeras oportunidades e experiências de toda a Europa e mostrar que o Ensino e Formação Profissionais e os estágios são uma excelente primeira escolha.»

Já para a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, o objetivo desta semana «é mostrar que o ensino e formação profissionais são uma escolha inteligente, que conduz à excelência na educação, a empregos de alta qualidade e a uma empregabilidade reforçada».

Durante o evento vão reunir-se entidades de educação e formação, organizações da sociedade civil, autoridades públicas, organizações empresariais e o público em geral para aumentar a visibilidade do ensino e formação profissionais.

Para a promoção desta forma de ensino, de setembro a dezembro, já se realizaram ou vão realizar-se mais de mil eventos por toda a Europa, sendo cerca de trinta de norte a sul de Portugal.
Segundo a Eurostat, os programas de ensino e formação profissionais permitem uma transição mais fácil para o mercado de trabalho; na UE, as pessoas recentemente formadas no ensino e formação profissionalizantes que já não estão em ensino ou formação registaram em 2015 uma taxa de emprego de 75%; mais de 30 milhões de adultos participaram no ensino ou formação profissionalizantes em 2016 nos 28 Estados-Membros. Em Portugal, a taxa de emprego de recém-formados do ensino e formação profissionais em 2016 era de 69,8 %

Share Button

Deixe um comentário