Clube de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes volta a promover Philosophy Spring Festival

O Clube dos Filósofos Vivos da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes volta a promover , durante este mês de maio, a iniciativa Philosophy Spring Festival, cujo programa inclui música, cinema, arte, teatro e literatura, sob o signo da filosofia, e decorrerá em diferentes locais de Portimão.

A primeira atividade será a Conferência Filosofia na Cidade, marcada para as 18h de 10 de maio, no auditório do Museu de Portimão, e que abordará o tema “A Guerra justa: um paradigma em colapso?”, tendo como convidado Alexandre Franco de Sá, Professor Auxiliar no Departamento de Filosofia da Universidade de Coimbra (UC). De entrada livre, a conferência incidirá sobre a guerra, revisitando o pensamento de alguns filósofos de referência sobre este tema, na ordem do dia pelos piores motivos.

A sessão dará início com a exibição da curta-metragem “Limbo”, realizada pelos irmãos Marcos e Marcelo Silva a partir de um argumento original de Miguel Coelho. Produzido no âmbito de um mestrado em cinema na Escola Superior de Comunicação Social, o filme fala sobre um soldado morto em combate, que “acorda” numa sala para ser julgado, o que suscita um diálogo onde se põem em causa questões éticas e o significado de se ser “humano”.

Segue-se depois a conferência, encerrando esta primeira iniciativa do Philosophy Spring Festival com um debate entre os espetadores e o conferencista, autor de vários livros e de publicações em revistas de especialidade filosófica.

Segundo os organizadores, o festival “pretende ser uma espécie de lado B da Escola e da filosofia que nela se ensina, ao proporcionar aos jovens adolescentes experiências cognitivas e estéticas que sejam diferentes das que estão habituados e que lhes criem saudável desassossego, emoções novas e um forte encantamento, desejavelmente inesquecível.”

Organizado pelo Grupo de Filosofia da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, o Philosophy Spring Festival conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Portimão e tem como rádio oficial a Alvor FM.

Legenda da imagem: Alexandre Franco de Sá, Professor Auxiliar no Departamento de Filosofia da Universidade de Coimbra

Share Button