Circulação na Ponte Velha de Silves foi proibida

A Câmara Municipal de Silves encerrou, provisoriamente, a Ponte Velha de Silves à circulação de pessoas e veículos, marítimos e terrestres, tanto no tabuleiro, como na parte inferior.

A infraestrutura «evidencia processo avançado de degradação, ameaçando risco iminente de colapso, pelo que a medida tomada pela autarquia se impõe como precaução e salvaguarda de eventuais acidentes», esclarece a CMS em comunicado.

A decisão foi tomada, por unanimidade, tendo em conta o relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (2008), o Estudo de Diagnóstico realizado por uma empresa especializada (2015) e o Auto de Vistoria datado de abril de 2016.

A autarquia adjudicou a elaboração de um projeto de execução técnica que já foi finalizado e entregue e que conduzirá à realização da empreitada de Conservação e Restauro da Ponte Velha de Silves.

Simultaneamente, a CMS «prepara o lançamento de concurso público para a execução da empreitada de «Remodelação das redes de água e saneamento», com passagem pela Ponte Nova de Silves, que libertará a Ponte Velha das respetivas condutas».

O comunicado explica ainda que «o executivo permanente tem insistido junto da Direção Regional de Cultura do Algarve no sentido de se garantir financiamento para a execução da empreitada de Conservação e Restauro da Ponte Velha de Silves, visto que, de momento, somente a elaboração do projeto técnico, tem comparticipação comunitária garantida».

Share Button

Deixe um comentário