Cerro do Castelo do Alferce tem um novo miradouro
A Câmara Municipal de Monchique (CMM) inaugurou, este mês, um miradouro no Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo do Alferce que, segundo a CMM, é mais um motivo para explorar a região “em percursos pedestres, passando por locais de enorme riqueza histórica”. Este miradouro surge na sequência de um conjunto de projetos impulsionados pela Junta de Freguesia do Alferce, com o apoio da CMM, que incluem a construção do Passadiço do Barranco do Demo, do CICCA – Centro Interpretativo do Cerro do astelo do Alferce e de um parque de autocaravanismo.
Em declarações ao JORNAL DE MONCHIQUE, o presidente da Junta de Freguesia de Alferce, José Manuel Gonçalves, referiu que o novo passadiço, que inclui uma ponte suspensa de 50 metros, “está a ultrapassar todas as expectativas”. O sensor que foi instalado no local, aquando da sua inauguração a 15 de maio de 2023, já registou 53 mil passagens.
Questionado sobre o ponto de situação do Centro Interpretativo, José Manuel Gonçalves sublinha que ainda está em desenvolvimento” e que a sua conclusão está prevista para junho ou julho do presente ano. Situado no antigo Centro de Dia do Alferce, este espaço pretende servir de local de exposição para os artigos que os arqueólogos vão descobrindo no cerro do Castelo do Alferce, bem como de zona de trabalho para guardar materiais de escavações e para receber alunos de mestrado e doutoramento que estejam a fazer teses sobre o Castelo do Alferce.