Cerro do Castelo de Alferce vai ter dia aberto com visitas guiadas e palestras

O Cerro do Castelo de Alferce volta a abrir as suas portas ao público no dia 1 de setembro, propondo visitas guiadas ao local das escavações e uma série de palestras.

As visitas guiadas decorrerão entre as 9h e as 13h, estando depois previstas, para a tarde, cinco palestras sobre o Castelo de Alferce no espaço multiusos da Freguesia de Alferce., seguindo-se um período de debate. A sessão de abertura está marcada para as 16h e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Alves, o presidente da Junta de Freguesia de Alferce, José Manuel Gonçalves, e o arqueólogo da Câmara Municipal de Monchique, Fábio Capela. ,

A primeira palestra será sob o mote “O Castelo de Alferce e o povoamento do Garb al-Andalus em época emiral” e será dada pela Professora Doutora Susana Goméz Martínez da Universidade de Évora/CEAACP/CAMértola; a segunda intitula-se “Cerro do Castelo de Alferce: balanço do projeto de investigação em curso” e ficará a cargo de Fábio Capela; a terceira terá como tema “Novos dados sobre a ocupação islâmico do Castelo de Alferce” e será da autoria do Dr. José Vinagre da Universidade de Évora; a quarta designa-se por “A mesa islâmica em Alferce: uma perspetiva da alimentação no passado” e será dada pelo mestre Humberto Veríssimo e pela Drª Beatriz Pinto da Universidade do Algarve /CEAACP; já a última, “Pelos caminhos da Pré História”, ficará a cargo da Mestre Daniela Maio da Câmara Municipal de Monchique/Universidade do Algarve – ICAREHB.

Share Button