DestaqueEdição ImpressaLocal

Cemitério e Igreja de São Sebastião vão ganhar novo jardim e estacionamento

A Câmara Municipal de Monchique (CMM) está a intervir no espaço da antiga serração, junto ao cemitério. Segundo explica ao JORNAL DE MONCHIQUE Humberto Sério, vereador da CMM, “neste momento está a ser retirado algum material existente para que o barracão que servia de armazém do Corpo Nacional de Escutas possa ser demolido”.

O espaço, “que foi construído ilegalmente”, pretende ser transformado “num estacionamento com jardim” para “proporcionar maiores comodidades a quem visita o cemitério” e conferir “dignidade à Igreja de São Sebastião” que, segundo alguns historiadores, “marcava a entrada na vila de Monchique”, avança o autarca.

Paralelamente, e na mesma altura da demolição, a câmara vai aproveitar para intervencionar a antiga Etar (estação de tratamento de águas residuais), de forma “a aumentar a porta de entrada para fazer um espaço RSU [Resíduos Sólidos Urbanos]”, acrescenta. Ambos os projetos serão realizados até ao fim do corrente ano.

Humberto Sério adiantou ainda que, futuramente, o edifício cuja rés-do chão está cedida à Junta de Freguesia de Monchique e serve de arrumos à CMM também vai “ser intervencionada porque a ‘black box’, no 1.º andar, vai tornar-se no espaço do Arquivo Municipal”.

Esta reportagem foi originalmente publicada na edição nº 490 do JORNAL DE MONCHIQUE

Partilhar