Catarina Martins: «São necessários programas de reflorestação»

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, esteve ontem, dia 28 de agosto, em Monchique e visitou as zonas afetadas pelo incêndio. A bloquista lembrou a importância da reflorestação do território.

«Deve haver uma correspondência orçamental para a enorme importância que são os programas de reflorestação, que permitam limpar agora terrenos e proteger as linhas de água e, por outro lado, reflorestar, e que seja dos pontos de vista económico e ambiental, a melhor escolha para as populações», disse Catarina Martins à comunicação social.

A coordenadora do Bloco de Esquerda manifestou as suas preocupações sobre «a importância da reconstrução das habitações permanentes, é importante ajudar os setores da agricultura de subsistência e familiar a ter os apoios, porque muitas vezes a burocracia é incompreensível para as pessoas que perdem tudo e que já são mais vulneráveis», até porque «as exigências que são feitas para os apoios, são exigências a que estas pessoas não conseguem responder, sendo necessárias regras claras e apoio no terreno para as pessoas saberem pedir apoio».

Catarina disse que o Bloco de Esquerda considera que «é fundamental este apoio às pessoas que não sabem sequer recorrer aos apoios que existem» e acrescenta que «se nada for feito neste território, vamos ter problemas graves que sejam dos solos, das linhas de água, dos eucaliptos a crescerem um pouco por todo o lado e, isso é um problema grave e tem de ser tratado agora».

A bloquista disse, ainda, que «são necessários programas de reflorestação e isso precisa de investimento público» e que «o OE2019 deve ter capacidade de responder por esses projetos».

 

Fonte: Esquerda.net