Canil de Lagos promove campanha de castração gratuita de cães e gatos

 O Canil/Gatil Municipal de Lagos vai levar a cabo, nos próximos dias 9 e 13 de maio, uma nova campanha de castração gratuita de cães e gatos, com o intuito de controlar o crescimento desta população animal no concelho.

Segundo explica a Câmara Municipal de Lagos (CML), na edição anterior «foram intervencionados 144 animais, tendo sido submetidos a cirurgia 58 canídeos e 86 felinos». À semelhança do ano anterior, a iniciativa vai contar com a colaboração voluntária de alguns médicos veterinários que exercem a sua atividade neste município, estando já confirmados os nomes de Heike Rautenberg, Lars Rammquist, Tiago Jesus, Luis Branco e José Carlos Sousa.

A CML esclarece ainda que «têm prioridade no atendimento, os animais que foram dados para adoção pelo canil municipal desde janeiro de 2010 e que ainda não foram castrados, e os animais que estejam ao cuidado de associações». Os interessados nesta atividade devem efetuar a respetiva inscrição entre 2 e 6 de maio, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, nos serviços da CML através do nímero de telefone 282 780 900.

O Canil/Gatil Municipal de Lagos encontra-se licenciado como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos, desde fevereiro de 2012 e tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos. «Com a renovação e ampliação do espaço efetuada em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma adoção efetiva em maior escala, mais informada e consciente, com animais mais socializados», conclui a autarquia.